Empossado presidente do TSE, Moraes condena discurso de ódio e exalta urnas

Presidente do TSE fez declarações duras em posse ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) — que já criticou o processo eleitoral brasileiro diversas vezes

(crédito: Antonio Augusto/Secom/TSE)
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, prometeu uma gestão firme e serena, durante cerimônia de posse na noite desta terça-feira (16/8). O magistrado disse que liberdade de expressão não é prerrogativa para manifestações de discursos de ódio, e foi aplaudido diversas vezes pelo público presente — com exceção do presidente Jair Bolsonaro (PL), que não se juntou ao coro de palmas. Moraes também disse que “o aperfeiçoamento é constante” e lembrou ainda que liberdade de expressão não é liberdade “de destruição da democracia” e “da honra alheias”.

Em discurso, o magistrado, que enfrentará as eleições mais conturbadas desde a redemocratização, ressaltou o sistema eletrônico de votação e disse que resultado do pleito no mesmo dia é “motivo de orgulho”. Moraes ainda ressaltou o combate às fake news e o perigo da disseminação de notícias falsas para a democracia.

Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

Na mesma cerimônia, o ministro Ricardo Lewandowski foi empossado como vice. Eles foram parabenizados pelo ministro Edson Fachin, que estava na presidência da Corte desde fevereiro. O evento conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), ministros, parlamentares, magistrados, juristas, ex-presidentes e de presidenciáveis como Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/  
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: