A Renault Brasil retirou do ar no último domingo, 27, a sua campanha publicitária com o slogan “Viajar Quebra Preconceitos”, na qual tinha a intenção de reproduzir e difundir estereótipos.
Após uma enxurrada de críticas no vídeo intitulado “Nordestinos São Preguiçosos”, a campanha, lançada na última semana, foi suspensa. Outros vídeos com histórias curtas intituladas “Baianos São Lentos” e “Cariocas São Malandros” também foram ao ar.
Na gravação, um ator interpreta um viajante que reclama porque queria tomar café e o comércio está fechado, às 10 horas. ” A gente sabe que nordestino não gosta de trabalhar”, diz ele. Em seguida, o rapaz acaba convencido de que está enganado, quando informado de que aquele dia era um domingo.
No Twitter, após ser criticada, a marca tentou se justificar. “Mostrar como esses clichês são errados faz parte da ideia da Campanha Renografias. Afinal, todos merecemos respeito, né?”, comentou.
A justificativa foi retrucada por vários internautas. “O preconceito não foi desconstruído. A justificativa foi o domingo, e não o povo que trabalha, sim, e muito! Propaganda medíocre!”, comentou Karoline Vital, de Ilhéus, Bahia. Mesmo o vídeo sendo retirado do ar da página oficial, um internauta salvou a gravação e postou em sua conta no YouTube.
Fonte: http://www.opovo.com.br
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024