Data busca destacar a figura de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra, e promover reflexões sobre a história brasileira e a igualdade racial
O Dia da Consciência Negra é celebrado em todo o Brasil no dia 20 de novembro, próxima segunda-feira. No Ceará, a data não é oficialmente considerada feriado, mas em algumas localidades, é adotada como ponto facultativo em instituições públicas e privadas.
A data busca destacar a figura de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra, e promover reflexões sobre a história brasileira e a igualdade racial.
Estados brasileiros onde o Dia da Consciência Negra é feriado:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Amapá;
- Mato Grosso;
- Rio de Janeiro;
- São Paulo.
Além desses, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins possuem ao menos uma cidade que estabeleceu a data como feriado municipal.
Dia da Consciência Negra no Brasil
A origem da celebração remonta à década de 1970, quando jovens em Porto Alegre questionaram o significado do 13 de maio, data da promulgação da Lei Áurea, e iniciaram uma investigação sobre a luta de seus antecessores. Atualmente, está em análise no Congresso Nacional um projeto de lei que busca estabelecer o Dia da Consciência Negra como feriado em todo o país.
O autor da proposta argumenta que isso seria uma homenagem ao comprometimento de Zumbi em sua luta contra a escravidão. O reconhecimento oficial proporcionaria uma oportunidade para reflexões sobre a importância da cultura afro-brasileira, incentivando discussões sobre igualdade racial e a necessidade urgente de combater o racismo.
Fonte: https://gcmais.com.br/
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024