Delegado da Polícia Federal se torna o primeiro brasileiro a comandar a Interpol

Foto: Reprodução

Valdecy Urquiza, delegado da Polícia Federal (PF), fez história ao se tornar o primeiro brasileiro a comandar a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Ele foi eleito secretário-geral da instituição, com mandato até 2029, após ser indicado pelo governo federal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para parabenizar Urquiza pela eleição. “Sua indicação mostra a importância da retomada da diplomacia brasileira, o prestígio da Polícia Federal brasileira e a confiança em nosso país para essa importante missão na manutenção da lei e combate ao crime organizado no mundo”, declarou Lula.

Nascido em São Luís, no Maranhão, Valdecy tem 43 anos e é delegado da Polícia Federal desde 2007. Ele se formou em Direito na Universidade de Fortaleza (Unifor), no Ceará, e possui MBA em Administração Pública pelo IBMEC e pós-graduação em Direito Ambiental pela PUC/SP. De 2007 a 2009, atuou como chefe da Delegacia de Patrimônio Histórico e Meio Ambiente da Superintendência da PF no Maranhão.

Atualmente, Urquiza é diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e, desde 2021, vice-presidente para as Américas do Comitê Executivo da Interpol. Entre 2018 e 2021, atuou como diretor-adjunto para Comunidades Vulneráveis da organização.

Sobre a Interpol

A Interpol é uma organização intergovernamental com 196 países membros, coordenando redes de policiais e especialistas em diversas categorias de crimes.

Com informações do Gcmais

Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: