Cuba rechaçou nesta quarta-feira (14) as modificações anunciadas pelo presidente eleito no Brasil, Jair Bolsonaro, no programa Mais Médicos, e decidiu suspender a participação de seus profissionais – segundo um comunicado oficial.

“O Ministério de Saúde Pública de Cuba tomou a decisão de não continuar participando do Programa Mais Médicos e assim comunicou à diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e aos líderes políticos brasileiros que fundaram e defenderam esta iniciativa”, diz o texto.
Em diferentes ocasiões durante sua campanha eleitoral, Bolsonaro anunciou que suspenderia esse programa com a OPAS e Cuba e que seu governo contrataria individualmente médicos que desejassem permanecer no Brasil.
“As modificações anunciadas impõem condições inaceitáveis e violam as garantias acertadas desde o início do Programa”, diz o texto oficial cubano, acrescentando que “não é aceitável questionar a dignidade, o profissionalismo e o altruísmo dos colaboradores cubanos”.
O comunicado considera que as declarações de Bolsonaro têm “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras à presença de nossos médicos”.
O Programa de Médicos está em andamento desde agosto de 2013 com médicos de diversos países e, desde então, quase 20 mil médicos cubanos já atenderam 113,5 milhões de brasileiros, segundo o texto.
Fonte: istoe.com.br/
- Geraldo Alckmin convida Papa Leão XIV para participar da COP30 em Belém - 18 de maio de 2025
- Moraes nega adiamento de oitivas pedido por Bolsonaro - 18 de maio de 2025
- Caucaia garante reajuste para servidores municipais - 17 de maio de 2025