O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) informou que a forte onda de calor que atinge o Brasil nesta semana pôs 2.707 municípios em alerta máximo por riscos à saúde. As máximas podem atingir os 40ºC em cidades do Ceará. Segundo o Inmet, municípios como Barro (37º), Sobral (38ºC), Crateús (39º), Penaforte (39º) e Jaguaribe (40ºC) registram as maiores temperaturas. A capital Fortaleza pode atingir 33ºC até sexta (17)
As áreas mais afetadas estão no Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal) e no Sudeste (Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais), com temperaturas até 5 °C acima da média para novembro. Com o fenômeno, o Brasil registra a 8ª onda de calor em 2023, segundo o Inmet. A atual é puxada por uma queda na umidade relativa do ar e deve durar pelo menos até sexta-feira (17)
A meteorologista Deise Moraes, do Inmet, afirma que alguns fatores explicam o calor excessivo e fora de época, como o El Niño (o aquecimento acima da média das águas do oceano Pacífico equatorial) e o aumento da temperatura global da superfície terrestre e dos oceanos.
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024