Segundo o radialista, as transações não autorizadas foram feitas com o cartão físico do banco. Ao trocar para a versão para compras on-line, ele conseguiu concluir a transação. No aplicativo, a aposta perdedora, de R$ 40,50, segue como finalizada.
No entanto, ainda no aplicativo das Loterias, ele mostra que a aposta de R$ 31,50, com sete jogos diferentes, foi totalmente cancelada. Não consta que a aposta tenha sido finalizada, apesar de haver um estorno no dia seguinte. “Confesso que estou frustrado com o que aconteceu”, disse. “Aí eu pergunto: por que só esse pagamento foi estornado, e o que eu perdi não houve estorno? O que está acontecendo?”
Após se deparar com o problema, o radialista buscou o desenvolvedor do aplicativo e enviou uma reclamação por e-mail, mas não recebeu resposta. O apostador afirmou ter escrito uma reclamação também na página do aplicativo, mas, segundo ele, o comentário foi excluído. “Nem sabia que dava para fazer isso”, disse.
Além dos comentários, ele registrou Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia Regional de Iguatu e buscou a gerência da Caixa Econômica no município em que reside. Conforme Lindomar, o gerente levou o caso à direção-geral do banco e à superintendência das Loterias Caixa. Segundo a gerência, a previsão de retorno é de 48 horas.
O apostador também buscou representante do banco do qual é cliente sobre o estorno. O representante teria dito ao radialista que “depois da compra constar no extrato da fatura, já era — o que vale é o que está no extrato”.
Jogos cancelados ou estornados
No site da Caixa Econômica, a instituição afirma que as apostas feitas tanto no portal quanto por meio do aplicativo Loterias Caixa têm pagamento operado pelo fornecedor Mercado Pago. O banco diz que o Mercado Pago, “além de prover a comunicação entre os emissores de cartão de crédito e o Portal / APP Loterias, também é responsável pela avaliação de risco de cada uma das transações realizadas.”
A Caixa diz, ainda, que “caso o usuário não tenha êxito ao efetuar o pagamento das apostas pelo meio de pagamento escolhido, deve verificar o motivo de tal ocorrência junto ao fornecedor por meio do endereço www.mercadopago.com.br/ajuda efetuando o acesso com e-mail e senha cadastrados no site.”
O termo de uso das Loterias Caixa indica que a aposta é dita cancelada quando:
- Não é autorizada pelo meio de pagamento;
- Quando ocorre erro na comunicação com o meio de pagamento.
Ainda segundo o texto, a compra é sinalizada como “estornada” quando a compra é estornada pelo meio de pagamento.
O documento diz que “apostas que no portal e no aplicativo Loterias CAIXA não são passíveis de estorno e/ou qualquer forma de cancelamento“, salvo nas duas situações acima. Ainda conforme o texto, “não é possível realizar estorno de apostas que estejam com a situação Efetivada.”
A Caixa diz ainda que “caso uma aposta paga não seja efetivada, será efetuado estorno do valor pago diretamente no cartão de crédito utilizado para a realização da compra, dependendo do ciclo de faturamento e seguindo as regras da operadora do cartão de crédito.”
Ao g1 a Caixa ressaltou também que o Termo de Adesão e Uso do Portal e Aplicativo Loterias Caixa, com o qual o cliente deve concordar para realizar apostas, define a responsabilidade do cliente em acompanhar a situação da compra e verificar a efetivação da aposta no menu Compras. O Termo informa ainda que as apostas que não estiverem em situação de “Efetivada” não concorrem aos sorteios.
Fonte: https://g1.globo.com/