Eleições 2024

Ceará vence São Paulo no Morumbi pela Copa do Brasil

São Paulo e CearáA superação existe. Apesar do desfalque de pelo menos 11 titulares, o Ceará não tomou conhecimento do São Paulo. Com um esquema fechado, mas utilizando bem o contra-ataque, o Vovô arrancou uma vitória de 2 a 1 sobre o São Paulo, no Morumbi, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. No jogo de volta, próxima quarta-feira, na Arena Castelão, basta um empate para que o Vovô siga em frente no torneio.

Os 15 primeiros minutos de jogo foram de total domínio do São Paulo. A equipe paulista tinha mais a posse de bola, mas não conseguia finalizar. O esquema defensivo montado pelo treinador Marcelo Cabo, do Ceará, funcionava com perfeição.

Numa das primeiras descidas do Vovô ao ataque, aos 17 minutos, veio o gol da equipe cearense. Após a cobrança de escanteio, Rafael Costa aproveita para completar para as redes.

Com a vantagem no placar, o Ceará reforçou ainda mais o esquema de retranca. Com três na zaga e uma linha de cinco jogadores de meia na proteção, o São Paulo não conseguia avançar. O jeito foi começar a apelar em chutes de fora da área, já que os lançamentos feitos da lateral não obtinham resultado.

A melhor chance são-paulina de empatar a partida aconteceu aos 41 minutos. Alexandre Pato recebeu cruzamento em profundidade e acertou o chute de primeira. A bola explodiu na trave antes de sair pela linha de fundo.

A derrota parcial no 1º tempo gerou reclamações da torcida do São Paulo, que cobrava melhor desempenho da equipe.

Na volta para o 2º tempo, o Ceará manteve o esquema recuado, mas explorando os contra-ataques. Em jogada de velocidade, Luís Eduardo derrubou Fabinho na área. Pênalti. Aos 20 minutos, Rafael Costa cobrou e marcou o seu segundo gol na partida.

Dois minutos depois, o São Paulo desceu todo para o ataque. Alexandre Pato conseguiu jogada na lateral e bateu bem para o gol. O jogo estava empatado. O time paulista ainda mandou uma bola no travessão com Wilder, mas não impediu a vitória do Vovô.

Fonte: O Povo

Zeudir Queiroz