Eleições 2024

Ceará tem 18 municípios entre os 20 com maiores notas no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb)

O Ioeb traça um retrato sobre as condições de desenvolvimento educacional das crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Foto: Governo do Estado

A divulgação dos dados mais recentes do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb) aponta que o Ceará tem 18 municípios entre os 20 brasileiros com as maiores notas no Ioeb 2021, que traça um retrato sobre as condições de desenvolvimento educacional das crianças e jovens, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Entre as cidades cearenses, os destaques ficam por conta de Sobral e Cruz, que empataram em 1º lugar na classificação nacional, que abrangeu 5.126 municípios de todo o País.

Com nota 5,5, o Ceará também conquistou a primeira posição no Ioeb no Nordeste. No cenário nacional, os Estado aparece em 2º lugar no Brasil, atrás apenas de São Paulo.

Já no ranking das capitais, Fortaleza aparece na 3ª colocação, empatado com Curitiba e atrás somente de São Paulo e Teresina.

Quem mais se destacou no Ioeb

Outros municípios cearenses também obtiveram destaque nacional no Ioeb. Entre eles, Milhã, Ararendá, Itatira, Jijoca de Jericoacoara, Pires Ferreira, Martinópole e Quixeramobim, que se encontram entre a 3ª e a 10ª colocação geral.

Sobre o Ioeb

O Ioeb é realizado pela Comunidade Educativa Cedac, com a parceria técnica das consultorias Metas Sociais e Conhecimento Social. O índice engloba dados da Educação Infantil ao Ensino Médio de todas as redes educacionais que estão presentes no município: estadual, municipal e privada. Para compor o modelo, foi observada a relação entre três fatores: indicadores de resultado educacional, indicadores de insumos e processos educacionais e também controle de background familiar.

Dessa forma, o Ioeb é um índice público bienal que analisa e compara como cada município, estado, Distrito Federal e o país, como um todo, está contribuindo para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem.

Fonte: https://gcmais.com.br/

Zeudir Queiroz