Ceará e Fortaleza já sabem quando irão conhecer seus adversários na Libertadores e na Copa Sul-Americana

Os sorteios da Libertadores e da Copa Sul-Americana serão realizados no mesmo dia. Foto: Staff Images/Conmebol
O torcedor já pode se programar: a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou que o sorteio que definirá os grupos da Taça Libertadores e da Copa Sul-Americana será realizado no dia 25 de março, uma sexta-feira de feriado estadual (Data Magna do Ceará). Ocasião oportuna para alvinegros e tricolores acompanharem atentamente os adversários de Ceará e Fortaleza nas duas principais competições internacionais do continente. O sorteio da Libertadores e da Sul-Americana está marcado para começar ao meio-dia (horário de Brasília) e será transmitido ao vivo no canal do Youtube e do Facebook da Conmebol. E aí fica a pergunta: o esperar do sorteio para os times cearenses? Vamos por partes…

O Fortaleza na Libertadores

A temporada 2022 será histórica para o Fortaleza, que fará sua estreia na Taça Libertadores. O Tricolor do Pici é um dos seis representantes brasileiros garantidos na fase de grupos do torneio, ao lado de Atlético-MG, Bragantino, Corinthians, Flamengo e Palmeiras. Fluminense e América-MG, que ainda disputam a fase pré-Libertadores, ainda lutam para reforçar essa lista. De acordo com as regras do sorteio, os 32 times classificados para a fase de grupos serão divididos em 4 potes, estabelecidos conforme ranking da Conmebol. Pelo menos de cara, o Fortaleza já tem duas certezas: que não vai enfrentar um brasileiro na 1ª fase e que terá um time gigante como cabeça de chave de seu grupo. São quatro possibilidades no Pote 1: os argentinos Boca Juniors e River Plate, além dos uruguaios Peñarol e Nacional. Um dos quatro vai cruzar o caminho do Fortaleza. Como adversário do Pote 2, o Leão do Pici pode enfrentar Cerro Porteño (Paraguai), Libertad (Paraguai), Independiente del Valle (Equador), Universidad Católica (Chile), Emelec (Equador), Colo-Colo (Chile) e Vélez (Argentina). Já como rival do Pote 3, o Tricolor terá pela frente equipes intermediárias do futebol sul-americana. Entre as possibilidades estão Sporting Cristal (Peru), Deportivo Táchira (Venezuela), Alianza Lima (Peru), Deportes Tolima (Colômbia), Colón (Argentina), Caracas (Venezuela) e Deportivo Cali (Colômbia). Também já é possível afirmar a sequência de mandos de campo do Fortaleza na fase de grupos da Taça Libertadores: o Tricolor estreia em casa, faz o segundo jogo como visitante, volta para casa no 3º e 4º jogo e encerra com dois jogos longe de seus domínios.

Ceará na Sul-Americana

Pelo 2º ano seguido, o Ceará vai disputar a Copa Sul-Americana. Depois de “bater na trave” e não conseguir a classificação para a 2ª fase no ano passado, o Vovô chega dessa vez disposto a avançar para o mata-mata do torneio. O Alvinegro é um dos quatro representantes brasileiros no torneio, ao lado de Santos, Cuiabá Internacional, Atlético-GO e São Paulo. Caso sejam eliminados na fase de pré- Libertadores, América-MG e Fluminense também entrarão na competição. O Ceará está no pote 3 e ainda precisa aguardar as definições dos confrontos da 1ª fase para ter uma ideia de seus adversários na fase de grupos. O que já dá para projetar é possível adversário argentino  (entre os clubes já garantidos na fase de grupos) que o Vovô pode enfrentar: Banfield, Defensa y Justicia, Independiente, Lanús, Racing e Unión. Destes, o Independiente é o de maior peso, por ser um dos times mais vitoriosos do futebol sul-americano (com 7 Libertadores e 2 Sul-Americanas). Não à toa é conhecido como “Rey de Copas”. Em 2021, o Ceará enfrentou na fase de grupos da Sul-Americana o Arsenal de Sarandí (Argentina), Bolívar (Bolívia) e Jorge Wilsterman (Bolívia). Terminou a etapa classificatória em 2º lugar e não conseguiu passar de fase. Mais do que especular, ao torcedor de Ceará e Fortaleza resta aguardar a hora do sorteio (meio-dia, do dia 25 de março de 2022) para saber o destino que estará traçado para os clubes cearenses nas competições internacionais. E que venham grandes jogos! Fonte: https://gcmais.com.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: