Eleições 2024

Caso suspeito do novo coronavírus no Ceará é descartado pelo Ministério da Saúde

O caso suspeito de infecção pelo novo coronavírus notificado no Ceará, no município de Sobral, foi descartado, nesta segunda (3), conforme o Ministério da Saúde. Segundo a última atualização, o Brasil está com 14 casos suspeitos. Até o momento, não há nenhum paciente com a confirmação da doença.

Ilustração feita pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, mostra a morfologia do novo coronavírus, conhecido cientificamente como 2019-nCoV — Foto: Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM/CDC/Handout via Reuters

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) informou, nesta segunda (3), que o paciente, de 27 anos, foi “diagnosticado com rinovírus, causador de resfriados comuns”. O órgão comentou ainda que o paciente está internado no Hospital Regional Norte, em Sobral, mas deve receber alta ainda hoje.

No dia 29 de janeiro, a Sesa divulgou que o paciente que estava com a suspeita da doença no estado esteve na China por 90 dias a trabalho e retornou ao Brasil na metade do mês de janeiro. Na época da suspeita, a Secretaria Municipal de Saúde de Sobral acrescentou que o paciente internado estava “apresentando sintomas compatíveis com o protocolo da suspeita” divulgado pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde para o vírus.

Segundo a Plataforma Integrada de Vigilância em Saúde, atualizada pelo Ministério, as suspeitas atuais se concentram no Rio de Janeiro (1), São Paulo (7), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Sul (4).

Até o momento, 12 casos foram descartados: Ceará (1), Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), São Paulo (3), Paraná (2), Santa Catarina (2) e Rio Grande do Sul (3).

Fonte: G1 – CE

Zeudir Queiroz