Camisas que vinculam a imagem do Brasil a apelo sexual têm vendas canceladas após Ministério do Turismo e outros órgãos terem divulgado notas de repúdio ao fato.
As camisas, que eram vendidas por até US$ 25, possuem dois modelos polêmicos. Em um deles há um coração desenhado de um modo que lembre nádegas com um biquíni fio dental; no segundo modelo há o desenho de uma mulher de biquíni à frente do Pão de Açúcar e a inscrição “Looking to score”, que significa marcar gols, mas que também é uma expressão usada para falar de sexo.
O Ministério do Turismo divulgou, nesta terça-feira, 25, nota em que repudia a relação entre o país e a exploração sexual. Na nota, o Mtur informa que irá formalizar uma reclamação junto à Adidas.
“O Ministério do Turismo repudia qualquer relação entre os ícones nacionais e imagens com apelo sexual (…) O Ministério do Turismo, por meio da Embratur, vai formalizar uma reclamação junto à Adidas pela associação que a empresa alemã fez de símbolos nacionais com desenhos de conotação sexual”, disse nota do Mtur.
A Embratur e a Secretaria de Políticas para as Mulheres também se pronunciaram por meio de notas. Para Eleonora Menicucci, Chefe da SPM, a venda dessas camisas joga as mulheres num estágio de barbárie. Já Flávio Dino, presidente da Embratur, disse que pedirá a empresa que retire do mercado camisetas com apelo sexual.
“É inadmissível que uma multinacional de produtos esportivos como a Adidas venda camisetas com imagens e frases que ligam o Brasil ao turismo sexual (…) Constitui-se não só em ofensa ao país, às brasileiras e aos brasileiros especificamente, como também em crime contra toda a Humanidade. Joga a esta e em especial as mulheres num estágio de barbárie, por meio da predação sexual que estimula e propaga”, disse nota da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
“Vamos entrar em contato com a direção da Adidas, fazendo um apelo para que reveja essa atitude e tire os produtos do mercado. Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende. Nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação que o governo adota”, declarou o presidente da Embratur.
Sem se pronunciar sobre o caso, a Adidas retirou as camisas de seu site oficial.
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