Na manhã desta segunda-feira (12), o governador Camilo Santana anunciou, por meio de suas redes sociais, que entrou com ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão do Governo Federal, autorize a utilização das 5,87 milhões de doses da vacina Sputinik V adquiridas de forma direta pelo Governo do Ceará junto ao Fundo Soberano Russo.
Segundo o governador, cerca de 60 países utilizam a vacina Sputinik V, que têm eficácia de 91,6%. “Iremos a todas as instâncias possíveis para que as vacinas que adquirimos cheguem o mais rápido possível para imunizar nossa população”, prometeu Camilo em sua mensagem. Além do Ceará, outros estados do Nordeste também adquiriram o imunizante o russo.
A autorização para que o imunizante seja usado no Brasil depende apenas da Anvisa. Até o final de março, o órgão não tinha recebido todos os documentos necessários do laboratório russo para aprovar a liberação.
A Argentina foi um dos primeiros países a comprar a Sputnik V. No países, a aplicação das doses começou ainda em dezembro do ano passado. Mais de 500 mil doses já foram aplicadas e até o momento não houve registros de reações graves em relação ao imunizante. O Paraguai, a Venezuela e a Bolívia também estão na lista de países que utilizam a Sputnik V na América Latina. A lista de países que utilizam a vacina é composta ainda por Bielorrússia, Sérvia, Argélia, Hungria e Emirados Árabes Unidos.
Fonte: https://gcmais.com.br/
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024