Comunicador e Gerente Financeiro em Jornal dos Municípios
Especialista em Engenharia de Softwares. Bacharel em Sistema de Informação; Comunicador; Produtor de Eventos; Iniciou na comunicação na produção de programa de notícias na Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube); Em 2013 recebeu a Comenda Jornalista Dutra de Oliveira pelos relevantes serviços prestados a comunicação no Ceará - concedido pela ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior); Já foi coordenador de Pastoral da Comunicação;Trabalha com desenvolvimento de sites, sistemas e aplicativos;Tem experiência como Programador visual gráfico (designer).
Mesmo com os esforços para tentar coibir as fraudes já conhecidas nas últimas edições da
Black Friday, como o aumento de preços dos produtos dias antes do evento, a edição deste ano registrou inúmeras reclamações por parte dos consumidores. Conforme o site
Reclame Aqui os cinco primeiros lugares do ranking foram ocupados por grandes varejistas.
Último ranking divulgado na noite da última sexta-feira (29), no Site Reclame Aqui Foto: Reprodução / Reclame Aqui
O
Extra.com.br foi o primeiro colocado, com 530 reclamações e 624 atendimentos feitos via RA Chat, uma ferramenta oferecida pelo Reclame Aqui às empresas participantes.
Em segundo lugar, destaca-se o
Submarino, com 426 reclamações e 1.168 chamadas RA Chat. Já a loja virtual do
Ponto Frio aparece em terceira colocação (363 reclamações e 484 chamadas no RA Chat); enquanto a
Americanas.com ocupa quarta posição (262 reclamações e 1118 chamadas no RA Chat) e
Casas Bahia a quinta (166 reclamações e 223 chamadas no RA Chat).
Promoções do tipo “metade do dobro” lideraram as queixas, quando consumidores de todo o país denunciaram elevação de preços dias antes do evento e falsos descontos de até 70%.
Congestionamento
Consumidores reclamaram ainda da dificuldade para navegar nos sites e finalizar compras. Nas primeiras horas da Black Friday, várias lojas online não aguentaram o grande número de acessos.
Frete alto
Outra queixa por parte dos consumidores era referente ao preço do frete que, em alguns casos, ultrapassava o valor do desconto. Diferença entre o valor destacado na página e o momento de finalizar a compra também foi lembrado pelos internautas.
Reclamações frequentes
De acordo com o site Reclame Aqui, os campeões de denúncias, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, têm reputação Regular de acordo com os consumidores cadastrados no site de reclamações, os três com mais de 75% de solução das reclamações nos últimos 12 meses.
Americanas.com e Submarino têm, ambos, reputação Ótima, com índice de solução de casos de 91% e 89,1%, respectivamente.
Fonte: Diário do Nordeste