Black “Fraude” – Maiores lojas do Brasil em varejo ocupam top 5 do ranking de reclamações

Robson Cavalcante
Mesmo com os esforços para tentar coibir as fraudes já conhecidas nas últimas edições da Black Friday, como o aumento de preços dos produtos dias antes do evento, a edição deste ano registrou inúmeras reclamações por parte dos consumidores. Conforme o site Reclame Aqui os cinco primeiros lugares do ranking foram ocupados por grandes varejistas. Último ranking divulgado na noite da última sexta-feira (29), no Site Reclame Aqui Foto: Reprodução / Reclame Aqui Extra.com.br foi o primeiro colocado, com 530 reclamações e 624 atendimentos feitos via RA Chat, uma ferramenta oferecida pelo Reclame Aqui às empresas participantes. Em segundo lugar, destaca-se o Submarino, com 426 reclamações e 1.168 chamadas RA Chat. Já a loja virtual do Ponto Frio aparece em terceira colocação (363 reclamações e 484 chamadas no RA Chat); enquanto a Americanas.com ocupa quarta posição (262 reclamações e 1118 chamadas no RA Chat) e Casas Bahia a quinta (166 reclamações e 223 chamadas no RA Chat). Promoções do tipo “metade do dobro” lideraram as queixas, quando consumidores de todo o país denunciaram elevação de preços dias antes do evento e falsos descontos de até 70%. Congestionamento Consumidores reclamaram ainda da dificuldade para navegar nos sites e finalizar compras. Nas primeiras horas da Black Friday, várias lojas online não aguentaram o grande número de acessos. Frete alto Outra queixa por parte dos consumidores era referente ao preço do frete que, em alguns casos, ultrapassava o valor do desconto. Diferença entre o valor destacado na página e o momento de finalizar a compra também foi lembrado pelos internautas. Reclamações frequentes De acordo com o site Reclame Aqui, os campeões de denúncias, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, têm reputação Regular de acordo com os consumidores cadastrados no site de reclamações, os três com mais de 75% de solução das reclamações nos últimos 12 meses. Americanas.com e Submarino têm, ambos, reputação Ótima, com índice de solução de casos de 91% e 89,1%, respectivamente. Fonte: Diário do Nordeste

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