Barroso anuncia aposentadoria e encerra trajetória no STF após 12 anos de atuação

Publicada em • Zeudir Queiroz

Ministro afirma que é hora de “seguir novos rumos” e se emociona em despedida

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta quinta-feira (9), sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). Aos 67 anos, ele poderia permanecer na Corte até 2033, quando completaria 75 anos, mas decidiu antecipar sua saída.

Durante o discurso de despedida, feito no encerramento da sessão plenária, Barroso se emocionou ao agradecer colegas e servidores. “É hora de seguir novos rumos. Não tenho apego ao poder e gostaria de viver a vida que me resta sem as responsabilidades do cargo. Os sacrifícios e os ônus da nossa profissão acabam se transferindo aos familiares e às pessoas queridas”, afirmou.

Com o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá indicar o terceiro nome para o Supremo em seu atual mandato — após as nomeações de Flávio Dino e Cristiano Zanin.

Trajetória no Supremo

Indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff, Barroso tomou posse em junho de 2013. Ao longo de sua carreira na Corte, ficou marcado por votos em temas de grande repercussão nacional e presidiu o STF de 2023 a 2025, período em que sucedeu Rosa Weber e antecedeu Edson Fachin.

Recentemente, durante um evento na Bahia, o ministro já havia sinalizado sua decisão ao afirmar que “é preciso saber a hora de sair”. Ele declarou ainda que, após deixar o tribunal, pretende se dedicar a um “retiro espiritual”.

Perfil

Natural de Vassouras (RJ), Barroso é doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde também é professor titular de Direito Constitucional. Possui mestrado na Universidade de Yale e pós-doutorado em Harvard, ambas nos Estados Unidos. Também atuou como professor visitante em instituições como a Universidade de Brasília (UnB).

Ao encerrar sua trajetória no Supremo, Barroso destacou que deixa o cargo com sentimento de dever cumprido e gratidão pela oportunidade de servir ao país.

Zeudir Queiroz