Após mais de seis anos do assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, o 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou nesta quinta-feira (31) os ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio Queiroz. Lessa, apontado como autor dos disparos, foi sentenciado a 78 anos e 9 meses de prisão, enquanto Queiroz, que dirigiu o veículo usado no atentado, recebeu uma pena de 59 anos e 8 meses.
Detalhes das Condenações
Os réus foram condenados por:
- Duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que impossibilitou a defesa das vítimas);
- Tentativa de homicídio contra Fernanda Chaves, assessora de Marielle, que sobreviveu ao ataque;
- Receptação de um carro Cobalt prata, clonado, usado no crime.
Acordo de Delação Premiada
Apesar das sentenças, ambos os condenados devem cumprir penas menores devido a um acordo de delação premiada, em que colaboraram com informações sobre os mandantes do crime. Assim, Lessa deve cumprir um máximo de 18 anos em regime fechado, enquanto Queiroz deve ficar detido por cerca de 12 anos no mesmo regime. Contando a prisão inicial, desde março de 2019, o tempo já cumprido será descontado, o que significa que Lessa pode progredir para o regime semiaberto em 2037, enquanto Queiroz deve sair da prisão em 2031.
O Crime e Seus Mandantes
Na noite do crime, em 14 de março de 2018, Marielle Franco, acompanhada da assessora Fernanda Chaves e dirigida por Anderson Gomes, foi alvejada com 13 disparos enquanto passavam pelo bairro do Estácio, zona norte do Rio de Janeiro. Fernanda foi a única sobrevivente.
Os mandantes do crime, segundo a delação de Lessa e Queiroz, seriam Chiquinho e Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e deputado federal, respectivamente. Além disso, o delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil, é acusado de interferir nas investigações. Os três foram presos em março deste ano.
Este julgamento marca um passo importante na busca por justiça e esclarecimento do caso, que chocou o país e gerou grande comoção pela luta de Marielle Franco em prol dos direitos humanos e das minorias.
–
Com informações do infomoney.com.br/
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024