A prova de vida dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está suspensa até dezembro. A medida que elimina a obrigação de prestar essa informação foi promulgada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Com a alteração na lei, o órgão está impedido de cortar benefícios dos segurados que deveriam comparecer às agências ou fazer o recadastramento online até dezembro.
Até a metade de setembro, cerca de 5 milhões de segurados ainda não tinham atualizado os dados cadastrais. Mesmo sem a obrigatoriedade, o segurado que desejar pode atualizar os dados do benefício nas agências bancárias onde foi cadastrado, ou pelo site Meu INSS.
A necessidade dessa comprovação foi suspensa em março de 2020 como forma de proteção contra a pandemia do novo coronavírus. Quem já possui a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) pode acessar o aplicativo SouGov.br para consultar a situação da comprovação de vida e obter as orientações para realizá-la por meio de aplicativo móvel.
Normalmente, a falta do cadastramento não implica em cancelamento imediato do benefício. Antes disso, há outras duas etapas: bloqueio e suspensão do pagamento. A prova de vida é feita uma vez por ano, no mês do aniversário.
Fonte: https://gcmais.com.br/
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024