Neste domingo (3), milhões de estudantes participaram da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, abordando as áreas de linguagens, ciências humanas e redação, cujo tema foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Após duas horas de prova, a partir das 15h30 (horário de Brasília), os participantes puderam deixar os locais de aplicação sem o caderno de questões, muitos relatando uma boa impressão sobre o exame deste ano.
Carliane Pinheiro Diniz, de 29 anos e formada em enfermagem, avaliou o Enem deste ano como mais fácil em relação às edições anteriores, com temas atuais como as enchentes no Sul e a pandemia de covid-19. “A redação abordou um tema que já deveria ter sido discutido há muito tempo. Abordei sobre os direitos raciais dos negros e sinto que fiz um bom trabalho”, disse Carliane, que busca uma segunda graduação em psicologia.
Aos 66 anos, Maria de Fátima Alves deixou a prova com otimismo, destacando a redação sobre a herança africana, onde mencionou o carnaval. Tendo concluído o ensino médio recentemente, ela pretende cursar medicina para ser médica da família, com a enfermagem como segunda opção.
Giulia Balaban, 18 anos, fez o Enem pela primeira vez para adquirir experiência, encontrando na prova um teste de resistência. “É estressante, mas, com o treinamento da escola, acho que fui bem”, afirmou.
O exame teve início às 13h30 em 1.735 cidades do país, com término às 19h para a maioria dos participantes. O próximo domingo (10) marcará a conclusão da edição 2024 do Enem, com as provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.
- Quixeramobim retoma recorde com maior queijo coalho do mundo pesando 2.304 kg - 3 de dezembro de 2024
- Ceará sob alerta de chuvas: 43 municípios devem registrar precipitações - 3 de dezembro de 2024
- Governo do Ceará certifica 40 municípios com o Selo Município Verde - 1 de dezembro de 2024