Morreram na manhã desta segunda-feira (12/08) os capitães-aviadores João Igor Silva Pivovar e Fabricio Carvalho, em um acidente com uma aeronave A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea, durante uma missão de treinamento. No momento do acidente, o avião estava próximo à pista da Academia da Força Aérea, em Pirassununga, no interior de São Paulo. Segundo a FAB, os dois ocupantes da aeronave, chegaram a realizar a ejeção, mas morreram no local.
Por meio de nota, o Comando da FAB lamentou o ocorrido e informou que as causas estão sendo apuradas pelo Comando da Aeronáutica, informa a nota assinada pelo brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, chefe do Centro de Comunicação Social da Força.
No domingo (11), durante a homenagem ao Dia dos Pais na cidade, a Esquadrilha da Fumaça nem chegou a fazer manobras porque os pilotos ainda estão em treinamento com o novo modelo (A-29) que substituiu os antigos Tucanos T-27.
O último acidente com a Esquadrilha da Fumaça foi em abril de 2010 quando um avião caiu durante uma exibição em Lages (SC). Na ocasião, o piloto de 33 anos também morreu. Durante uma manobra, feita em comemoração aos 68 anos do Aeroclube de Lages, a aeronave T-27 bateu no solo. O avião caiu na beira da pista do Aeroporto Federal da cidade, bem perto das pessoas e de residências.
Informação do Cel. Paulo Guerra /via Facebook
- Prefeito de Potiretama é preso por suspeita de integrar facção criminosa - 3 de abril de 2025
- Pesquisa mostra mais medo da volta de Bolsonaro que da reeleição de Lula - 3 de abril de 2025
- “Comissão da Câmara rejeita exames toxicológicos para professores em Caucaia”. - 3 de abril de 2025