ACI participa de audiência pública no Senado sobre violência contra jornalistas

Publicada em • Zeudir Queiroz

Foto: Reprodução

A Associação Cearense de Imprensa (ACI) esteve entre as entidades presentes na audiência pública que debateu o tema “Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil”, realizada no Senado Federal no dia 11 de dezembro. A entidade foi representada pelo primeiro tesoureiro, Salomão de Castro, que integrou o grupo de jornalistas participantes da atividade.

ABI anuncia medidas contra violência no Parlamento

Durante a audiência, o presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa, anunciou iniciativas jurídicas e institucionais da entidade contra o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). As medidas se referem aos episódios de violência que culminaram na retirada de jornalistas do plenário da Câmara na sessão do dia 9 de dezembro, quando estava em debate a tentativa de cassação do mandato do deputado federal Gláuber Braga (Psol-RJ). Octávio Costa também destacou outras ações institucionais da ABI em defesa dos direitos e da atuação profissional dos jornalistas.

Participação de entidades nacionais do jornalismo

A audiência contou ainda com a presença de representantes de importantes entidades da área, como Samira de Castro, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Katia Brembatti, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); e Bia Barbosa, da organização Repórteres Sem Fronteiras.

Encaminhamentos em defesa da liberdade de imprensa

Os trabalhos foram presididos pelo senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. Para Salomão de Castro, o encontro representou um avanço significativo. “Foi um momento importante, com o encaminhamento de ações concretas em defesa das liberdades de imprensa e de expressão, assim como de iniciativas voltadas à segurança dos jornalistas”, avaliou o dirigente da ACI.

Zeudir Queiroz