Voos de outros estados do Brasil para Jericoacoara serão retomados pela Azul em novembro

Voos para Jericoacoara deverão ser retomados pela Azul dia 22 de novembro (Foto: Angélica Feitosa)

Os voos turísticos para o município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, devem ser retomados pela companhia aérea Azul a partir de 22 de novembro. A informação foi confirmada pelo titular da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), Arialdo Pinho, em entrevista ao O POVO. A princípio, serão dois pontos de partidas, Belo Horizonte (MG) e Guarulhos (SP).

As viagens dependerão da evolução da pandemia no Estado. Caso o cenário de queda do número de casos e óbitos pela Covid-19 se mantenha, a companhia pretende expandir gradativamente a frequência dos voos. O secretário Arialdo destacou que partindo de Belo Horizonte, a partir do dia 22 de novembro, serão realizados dois voos interligando Jericoacoara com o sudeste brasileiro.

O número de viagens deve aumentar para três por semana em novembro e, por fim, atingir um fluxo semelhante ao anterior ao da pandemia com quatro voos semanais. Em Guarulhos, São Paulo, as viagens para Jericoacoara somente deverão retornar em janeiro e ocorrer diariamente até o fim do mês de fevereiro, de acordo com previsão inicial da empresa divulgada pelo secretário. A decisão de retorno dos voo foi tratada em conjunto pelo governo estadual e a companhia aérea. “Foi com base em reuniões e estudos feitos pela empresa com monitoramento das buscas por passagens entre os locais citados”, esclareceu. Arialdo pontuou ainda que está buscando negociações com outras companhias áreas para que elas também retomem sua atuação e fortaleçam a malha aérea cearense.

O POVO buscou contato com a Azul para questionar sobre como se dará as medidas de segurança contra a Covid-19 durante as viagens e aguarda retorno. A empresa também foi perguntada sobre uma eventual expansão dos voos partindo de outras regiões do Brasil. O POVO aguarda retorno com um posicionamento da Azul para atualizar a matéria.

Voos regionais

Questionado sobre a manutenção dos voos regionais para os municípios de Juazeiro do Norte, Sobral, São Benedito, Tauá, Crateús, Iguatu e Aracati, o secretário foi categórico. “Não é nossa prioridade ainda, precisamos ter cautela”, frisou. Arialdo explicou que um fortalecimento da malha cearense interestadual e internacional é necessária para que as companhias aéreas se interessem em retornar as atividades rumo ao interior.

“Com a pandemia, todos nós ainda estamos tateando, reaprendendo a como tocar o setor do turismo e todos os outros. Aprendendo a como recomeçar”, declarou. Ele pontuou que a expectativa era de um crescimento mais sólido para o setor a partir de novembro, mas que o cenário ainda era “completamente incerto”.

Turismo e Réveillon

Quanto às expectativas sobre os ganhos do Réveillon para o turismo local, Arialdo foi cuidadoso. “Não há como saber, não existe nenhuma previsão. As pessoas precisam se acalmar. Estamos perseguindo uma meta de avançar sem retrocesso”, afirmou. O secretário afirmou ainda que as decisões sobre autorização ou não dos eventos de fim de ano deverão ser debatidas pelo comitê técnico de saúde do governo estadual. “Cautela, cautela e cautela, é isso que eu tenho pra destacar. Estamos fazendo de tudo para avançarmos e trabalhar sem outras grandes perdas”, reforçou.

Fonte: www.opovo.com.br/
 
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: