Eleições 2024

Viçosa do Ceará tem novo ponto de devoção romeira

Estudantes de Arquitetura da UFC vão apresentar projeto para construção de Centro de Romaria no município

Viçosa do Ceará Romeiros de diversas regiões do Brasil passam por este município nos próximos dias 1 e 2 de novembro para visitar a Cruz do Finado Cesário. O local virou roteiro para turismo religioso devido ao grande número de depoimentos de graças e favores alcançados em nome do jovem de 17 anos, Cesário Luiz dos Santos. Em 1925, acusado de um crime que não cometeu, ele foi barbaramente assassinado. Desde então, após a injustiça, seu nome vem sendo relacionado a possíveis curas e graças alcançadas. A romaria em sua devoção chega a mobilizar cerca de cinco mil pessoas em datas como o Dia de Finados, no sábado.

Na localidade de Lagoa do Carnaubal, zona rural do município, foi erguida uma capela no túmulo onde o jovem Cesário foi sepultado pela primeira vez. Todo ano há missa no Dia de Finados FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

A devoção despertou o interesse de estudantes de Arquitetura da Universidade Federal do Ceará (UFC). No próximo sábado, eles estarão apresentando aos romeiros e à população um projeto base para a implantação de um Centro de Romaria no lugar onde já se encontra a uma cruz e uma capela, na localidade de Lagoa do Carnaubal, zona rural do município. Foi lá onde, Cesário Luiz foi assassinado.

Anualmente, a população se reúne em procissão à localidade, numa caminhada de 9km, da Vila Padre Vieira até o local considerado sagrado. São comuns depoimentos emocionados de pessoas que tiveram atendidos seus pedidos, alcançando curas, realizando conquistas materiais e profissionais.

No local são expostos ex-votos, peças de madeira simbolizando as partes do corpo humanas saradas por força dos possíveis milagres alcançados em nome do finado Cesário.

Fotos de desejos realizados e manifestações escritas pelos romeiros certificando as graças alcançadas podem ser vistas dentro da capela erguida no túmulo onde foi sepultado, pela primeira vez, o jovem.

O agricultor Antônio Passos de Araújo é responsável por repassar a história de Cesário, considerado mártir pela maneira como morreu. Seu Antônio, como é conhecido pelos romeiros, conversou com um dos moradores que presenciou o fato na época e é responsável hoje pela manutenção do lugar, bem como pela transmissão da história oral.

Ele conta que a maior parte dos romeiros vem de outros Estados, principalmente Piauí, mas que chegam pessoas até do Estado do Amazonas. “A maioria é dona de casa, agricultor, comerciantes. Eles passam por aqui no caminho para outras peregrinações, como Canindé´”.

As dificuldades para chegar até o local são muitas, motivo apontado por Antônio para o número de romeiros não ser ainda maior. Mas essas dificuldades estão sendo estudadas e o primeiro passo já foi dado. Numa parceria do município com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), já está sendo feita a instalação de luz elétrica por todo o caminho.

A estrada ainda não é asfaltada e falta água encanada. Nas proximidades da capela, onde é rezada a missa anual, não há estrutura para alimentação ou hospedagem. Esses são alguns dos pontos que estarão sendo cobertos pelo projeto da UFC, que visa a implantação de um Centro de Romaria com um redário, estabelecimentos que ofereçam alimentação e a melhoria da infraestrutura.

O professor coordenador do projeto, Marcondes Araújo, explica que a universidade já possui um bom contato com a Prefeitura. “O local apresenta uma precariedade estrutural muito grande para a recepção dos romeiros, o projeto é montar ali um espaço para fé, onde se possa ser realizada uma missa campal, um memorial, um local para guardar ex-votos e até um redário”, disse. A aluna Marilia Aguiar é umas das 30 universitárias que trabalham no projeto.

Ela destaca que na apresentação no sábado haverá uma conversa com a população e os visitantes. “Vamos apresentar a base do projeto e ter esse diálogo a fim de identificar quais as necessidades particulares de cada um dos públicos”.

O vereador José Nivaldo Soares explica que esse projeto é um grande avanço para a comunidade, que já recebeu inclusive o Sebrae para conversar sobre empreendedorismo. “Trouxemos um técnico do Sebrae aqui que esteve em contato com a comunidade para apresentar as diversas oportunidades comerciais, como lanchonete e estabelecimentos para vender artesanato”´.

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Viçosa do Ceará, Pça. Clóvis Beviláqua
Telefone: (88) 3632.1144
Faculdade de Arquitetura UFC Fortaleza – (85) 3366.7300

JESSYCA RODRIGUES
COLABORADORA

Fique por dentro

Fiéis atribuem poder de cura ao jovem

No ano de 1925 foi assassinado o jovem Cesário Luiz dos Santos, acusado de engravidar a filha de seu patrão. Os irmãos da moça perseguiram Cesário após ele se recusar a casar, amarrando-o em um jumento e fazendo com que fosse arrastado até próximo ao local de sua morte. Depois de arrastado e machucado, Cesário foi obrigado a subir um alto, onde por fim o atiraram e o mataram, jogando seu corpo em uma pequena caverna de 30 pés de profundidade. Ele foi encontrado dois dias depois em uma posição como se estivesse sentado. Com a crendice que sua alma era milagrosa, muitas pessoas passaram a visitar o local de sua morte, deixando donativos. Por não haver nenhuma segurança, os objetos eram roubados. O morador Manoel José da Silva tomou a iniciativa de construir a capela de São Francisco. Ele pediu licença para tirar os restos mortais do finado Cesário, sepultando em um canto da capela. Desde então, missa anual é celebrada no local de devoção

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz