Com participação do Vice-Governador do Estado do Ceará, Domingos Filho, de vereadores do municípios, secretários municipais e diversos segmentos da sociedade civil organizada, além do vereador da Câmara de Fortaleza, Casimiro Neto e o ex-deputado federal, Francisco José Caminha, foi realizada na segunda-feira, 27 de maio, a II Conferência Municipal das Cidades no município de Pacatuba com objetivo estimular o debate coletivo entre os atores: autoridades, gestores públicos e sociedade civil sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento urbano e à melhor gestão das políticas urbanas, considerando os avanços, as dificuldades e a necessidade de reformulações.
Na Conferência a temática debatida foi ‘Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já’, que promoveu a discussão de quatro eixos temáticos. A abertura foi realizada pelo prefeito do município Alexandre Alencar, que lembrou sobre o compromisso da administração municipal em fazer um planejamento ordenado para Pacatuba, que deverá ser construído junto com o povo e para o povo.
“Esta Conferência é uma oportunidade de refletirmos sobre a cidade que queremos, com infraestrutura adequada, com oportunidade de desenvolvimento e, portanto, gostaria de pedir a vocês que hoje que formulem as melhores propostas, precisamos nos unir para pensar em um modelo de cidade melhor para os próximos anos. Queremos o auxílio de todas as classes, de todos os segmentos, opinem, contribuam, pensem na cidade que vocês querem; imaginem um lugar melhor e façam parte desta construção, nossa Pacatuba merece”, afirmou o prefeito.
O Vice-Governador Domingos Filho, iniciou sua fala falando da sua gratidão com o município de Pacatuba, lembrando que um dos maiores ensinamentos que vai levar de seus mais de 20 anos de vida pública é ter gratidão por quem estende a mão, a quem oferece ajuda, apoio.
“Estamos aqui reunidos num dos mais importantes fóruns de debate, esta Conferência é um instrumento importante que possibilita discutir principalmente temas como saneamento básico, que não é somente água e esgoto, mas também envolve resíduos sólidos e drenagem urbana, e ainda questões relacionadas à habitação e mobilidade urbana, temas de relevância para um planejamento urbano ideal. No entanto, entendemos que o maior desafio das cidades é a questão orçamentária. Cabe ao município oferecer a melhor saúde, a melhor infraestrutura, a melhor educação porque é onde o governo está mais próximo dos cidadãos e os municípios por sua vez esbarram na falta de orçamento, na falta de condições de realizar o melhor para seus munícipes”, pontou Domingos Filho
O Vice-Governador lembrou também que é hoje abraçou a luta da Reforma Federalista que irá permitir aos municípios mais autonomia e maiores recursos que poderão ser aplicados em áreas ditas fundamentais. Domingos Filho encerrou o seu pronunciamento com um poema de Augusto dos Anjos.
O evento foi uma promoção da Secretaria Municipal da Infraestrutura e Meio Ambiente em pareceria com as demais secretarias do município, tendo por sede o Ginásio Coberto do Parque das Andreias e teve suas atividades encerradas com eleição para escolha de delegados para participarem da Conferência Estadual, (dois representando o governo, dois representando a sociedade civil e seus respectivos suplentes),além de outras atividades.
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024