Eleições 2024

Vereador Bené defende emancipação da Jurema na Câmara de Caucaia

O Vereador BENÉ, que representa a Jurema no Parlamento Municipal de Caucaia, usou a tribuna da Câmara para defender a emancipação daquele populoso Distrito. Em seu discurso o edil falou dos benefícios que a emancipação proporcionará ao novo município, destacando entres eles:
– O gerenciamento direto dos recursos, que são os repasses constitucionais e receitas diretas geradas no próprio município, que dará condições para atender as demandas do novo município;
– Melhor distribuição dos seus recursos: humanos e financeiros;
– Melhor prestação dos serviços básicos essenciais à população, como saúde, educação, ação social, infraestrutura (bancos, cartórios, mercado, praças, áreas de lazer…);
– Desenvolvimento da economia local – implantação de indústrias, aquecimento do comércio, gerando emprego e renda;
– Melhoria da qualidade de vida e a elevação da autoestima da sua população.
O Vereador falou ainda, que com a emancipação, o município de Jurema já nascerá grande, figurará entre os cinco maiores do estado em população e entre os dez primeiros em economia. Seu coeficiente será 3.6 do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), com uma receita projetada para mais de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) em repasses constitucionais (FPM, FUNDEB, ICMS, IPI, IPVA, IPTU, ISS, dentre outros).
Destacou o trabalho que vem sendo realizado pela AMEJ – Associação do Movimento Emancipalista da Jurema, que é a pioneira no Estado do Ceará no soerguimento da bandeira de emancipações de distritos, principalmente o da Jurema, e que vem sendo motivo de referência para a criação de associações emancipalistas nos estados da Bahia, Pará, Acre, Goiás, Pernambuco, Amazonas, Maranhão, Piauí, São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraíba.
Finalizou seu pronunciamento dizendo que a luta pela emancipação da Jurema não acabou. Continuaremos trabalhando: conscientizando o povo sobre os benefícios que iremos ganhar com a emancipação da Jurema. Certamente isso não ocorrerá como num passe de mágica, ainda haverá muita discussão, muitos embates, mas um detalhe e de fundamental importância para que a Jurema se torne município: “todos nós precisamos nos unir em prol de tão nobre causa”. Assim, pensando nos benefícios de uma futura emancipação da Jurema, só lhes peço uma coisa. UNIÃO!!!

Fonte: Vereador Bené

Zeudir Queiroz