Várzea Alegre está entre os 38 municípios cearenses com reconhecimento de situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), publicado nesta quarta-feira, 12, através de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A seca e a estiagem são a razões que levaram o Governo Federal a decretar o reconhecimento de emergência que possibilita às prefeituras solicitarem o apoio da União para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas por desastres naturais.
Em todo o Ceará, são 38 os municípios com reconhecida situação de emergência: Aracoiaba, Aratuba, Brejo Santo, Caririaçu, Carnaubal, Catarina, Cedro, Chaval, Guaraciaba do Norte, Ibicuitinga, Icapuí, Ipaumirim, Irauçuba, Itapajé, Itapiúna, Jaguaruana, Madalena, Missão Velha, Morrinhos, Nova Olinda, Pacajus, Paramoti, Porteiras, Potiretama, Quiterianópolis, Quixeré, Redenção, Russas, Salitre, São Gonçalo do Amarante, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Tabuleiro do Norte, Umari, Umirim, Uruoca, Varjota e Várzea Alegre.
Outras 98 cidades cearenses, inclusive Fortaleza, que estavam situação de emergência para vencer nesta quarta-feira, tiveram os decretos renovados.
Para serem beneficiadas pelo reconhecimento de emergência as prefeituras devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR) e/ou Plano de Trabalho, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado.
Assessoria de Comunicação
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024