Eleições 2024

Três escolas do interior cearense receberão energia solar

 As escolas EMEF Ernesto Gurgel Valente, de Aquiraz; EEM José Martins Rodrigues, de Quixadá; e EEP Poetisa Abigail Sampaio, de São Gonçalo do Amarante, receberão placas iguais às colocadas nesta unidade escolar em Búzios (RJ)
As escolas EMEF Ernesto Gurgel Valente, de Aquiraz; EEM José Martins Rodrigues, de Quixadá; e EEP Poetisa Abigail Sampaio, de São Gonçalo do Amarante, receberão placas iguais às colocadas nesta unidade escolar em Búzios (RJ)

Fortaleza. Três escolas públicas, localizadas nos municípios de Aquiraz, Quixadá e São Gonçalo do Amarante, receberão placas de energia solar dentro do projeto “Luzes para Aprender”. A iniciativa é uma parceria entre a Enel Brasil, Prátil e Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). O termo de compromisso nesse sentido foi assinado na tarde de ontem, na sede da Coelce, na Rua Padre Valdevino, 150, Bairro Joaquim Távora, e contou com representantes das unidades de ensino.

O projeto é desenvolvido pela OEI e promove também a capacitação de professores sobre novas tecnologias e recursos pedagógicos, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). As escolas beneficiadas serão: EMEF Ernesto Gurgel Valente, de Aquiraz; EEM José Martins Rodrigues, de Quixadá; e EEP Poetisa Abigail Sampaio, do município de São Gonçalo do Amarante.

De acordo com Márcia Massoti, diretora de sustentabilidade do grupo Enel, o projeto original leva energia alternativa às escolas que não possuem a energia convencional. Entretanto, no Ceará, foram selecionadas escolas fora desse perfil. “Não se trata de levar apenas energia, mas informação à comunidade, em particular, aos professores desses estabelecimentos de ensino, que ficarão encarregados de multiplicar esses conhecimentos aos estudantes envolvidos”.

Cerca de 2.300 alunos estão matriculados nas três escolas. Márcia destaca que, além da questão ambiental, se abrirão novas oportunidades para os envolvidos, tanto do ponto de vista social como econômico, com a geração de renda: “A parceria com a UFC permitirá que os professores das três escolas, por meio da realização de dois módulos presenciais, recebam o treinamento e o material didático. É hora de investirmos na energia do futuro. E nada melhor do que começar pelas escolas”.

A Prátil também é uma empresa da Enel. É especializada em soluções inteligentes de energia no Brasil. Atua nas áreas de eficiência energética, infraestrutura elétrica e geração distribuída. Projetos de geração distribuída com energia solar são algumas das principais iniciativas desenvolvidas pela Prátil. Desde 2013, a empresa atua neste mercado, tendo instalado sistemas de geração distribuída em diferentes Estados brasileiros.

Já o OEI é um organização internacional de caráter governamental para cooperação entre 21 países ibero-americanos e atua nas áreas de educação, ciência, tecnologia e cultura. A Enel Brasil, subsidiária do grupo Enel, tem sede em Niterói (RJ) e operações em quatro Estados do País: Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Sul e Goiás.

O grupo atua em distribuição de energia por meio das distribuidoras Ampla (RJ) e Coelce (CE), em geração pelas geradoras Endesa Fortaleza (CE) e Endesa Cachoeira (GO), em transmissão por meio da Endesa Cien (RS) e serviços por meio da Prátil.

Mais informações:
Comunicação Externa Coelce
Rua Padre Valdevino, 150
Bairro Joaquim Távora
E-mail: gercom@coelce.com.br
Telefone: (85) 3453-4883

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz