Agricultores familiares recebem sementes de milho, sorgo e feijão do Programa Estadual – “Hora de Plantar”
A recém-criada secretaria municipal do desenvolvimento agrário, por meio de seus gestores Cláudio Henrique Chaves de Oliveira e Antonio Fagner de Oliveira Mariano (Pequeno), secretário e secretário executivo, respectivamente, já está operacionalizando desde 04 de março, a distribuição de sementes junto aos agricultores familiares do município de Pacatuba.
Segundo informou o secretário Cláudio Henrique, apesar de poucas ocorrências de chuva em todo estado até esse momento, tanto o Governo Estadual quanto o Município estão fazendo a sua parte, distribuindo sementes aos produtores da agricultura familiar.
Em Pacatuba, cerca de 250 famílias estão sendo beneficiadas com a distribuição de 3.600 kg de milho híbrido, 260 kg de feijão caupí e 300 kg de sorgo, somando-se mais de quatro mil quilos de sementes distribuídas.
O secretário ainda informou que além da entrega das sementes, a secretaria também já realiza o cadastro para a inclusão de novos produtores.
“Oito funcionários estão envolvidos nesta operação de repartição, desde a logística de transporte, passando pela contagem, distribuição, retirada dos boletos e atualização dos cadastros”, frisou o secretário Cláudio.
O Secretário executivo Antonio Fagner (Pequeno), lembrou que a demora na distribuição deu-se pela dificuldade do Governo Estadual em adquirir sementes por conta da estiagem do ano passado.
O prefeito Alexandre Alencar participou do momento de entrega das sementes na sede da secretaria de desenvolvimento agrário e afirmou que a prefeitura estava em débito com os agricultores do município.
“Pacatuba tem cerca de dez mil produtores que precisavam ser atendidos, valorizados e incentivados. Devíamos uma satisfação, então, criamos a secretaria do desenvolvimento agrário objetivando promover o desenvolvimento rural sustentável, por meio da implantação de ações voltadas ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades do município”, revelou o prefeito,
O Programa Hora de Plantar, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), distribui sementes e mudas de elevado potencial genético aos agricultores familiares do Estado e contribui para o aumento da produtividade e para a melhoria das condições de vida do homem do campo, proporcionando aumento de renda e segurança alimentar.
Um ano depois de receber as mudas e sementes, os agricultores devem pagar ao Estado a metade do valor pago pelo Estado na compra dos produtos.
Os agricultores pacatubanos também receberão 50m³ de mandioca. Neste o caso não há pagamento do metro cúbico apenas devolução da quantidade recebida que é automaticamente repassada a outro agricultor.
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024