Em Santana do Cariri, extremo Sul do Ceará, a realização do espetáculo teatral referente à “Paixão de Cristo”, já é tradição desde o ano de 1998. Sempre realizado ao ar livre, reúne estudantes, professores, profissionais liberais, pessoas da comunidade, numa apresentação emocionante que atrai um público da sede do município, distritos e cidades circunvizinhas, e mostra os últimos momentos da vida do homem mais fascinante, revolucionário e marcante da história da humanidade: Jesus Cristo. Apresentado pela Sociedade Teatral Santanense, com o apoio da Paróquia local e do Centro Educacional e de Cultura Artística Senhora Sant’Ana, procura fazer um trabalho sociocultural, educativo, artístico e inclusivo, e conta com a participação de pessoas com necessidades especiais e de jovens em situação de vulnerabilidade social.
Neste ano de 2014, objetivando inovar e formar uma plateia mais participativa, resolvemos fazer o espetáculo “O Calvário de Jesus”, em “Quadros Vivos da Paixão”, no período da “Semana Santa”, na quadra da matriz e na Praça Pe. Cristiano Coêlho. O Primeiro quadro mostrará a encenação da “Santa Ceia”, “a Agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras”,”A aparição do Anjo e a Tentação do Demônio”, “O beijo de Judas” e “A prisão do Nazareno.” No segundo: “Jesus diante dos sumos sacerdotes”, “O julgamento de Pilatos”, “A flagelação e condenação”. No terceiro quadro: “A via crucis de Jesus”, “O encontro com Verônica, Maria e as mulheres de Jerusalém”, “A Guarda Romana.” Para encerrar, o último quadro mostrará as cenas : “Pietá”, “O sepultamento”, “As três Marias”, “A Canção de Madalena” e “A Ressurreição de Cristo.” Em cada noite dos dias que antecedem a apresentação, serão exibidos em telão, vídeos de anos anteriores relacionados ao tema, podendo conter um musical, um depoimento, uma antiga apresentação, uma reportagem, etc.
Com esse novo formato, a Sociedade pretende facilitar a participação de todos, dando oportunidade para que atores de outras cidades possam fazer parte do espetáculo, bem como o aprimoramento de cada cena. Além disso, objetiva a descoberta e valorização de novos talentos locais e regionais, que muitas vezes se encontram no anonimato.
De caráter estritamente cultural e educativo, a sociedade Teatral Santanense, constituída legalmente a partir de 10.12.2005, sem fins lucrativos, exerce atividades artísticas ligadas à dramaturgia desde o ano de 1984. Tem por objetivo precípuo levar ao conhecimento de toda comunidade, a importância dos talentos natos daqueles que vivem da arte de representar, assim como o imensurável valor da Arte e da Cultura, como meio para se descobrir vocações e gerar desenvolvimento. Num trabalho de parceria com o Centro Educacional e de Cultura Artística Senhora Sant’Ana, associações e ONG’s, a Sociedade procura desenvolver um trabalho na busca de descobrir e valorizar potenciais artísticos, num trabalho de inclusão que envolve jovens, estudantes e professores. Muitas ações e projetos já foram
desenvolvidos como: minicursos e oficinas de teatro e música, regência e canto; esquetes e peças teatrais, apresentação de quadros vivos e dramatizações, exposições de Arte, dentre outros. Além desse espetáculo da Semana Santa que mostra “O Calvário de Jesus”, realiza em julho, no período da Festa da Padroeira: o musical “O Oratório de Sant’Ana”; em outubro por ocasião da Romaria da Serva de Deus Benigna: “A Mártir da Pureza” e, em dezembro, por ocasião do Natal: “Noite Santa” e “Cantiga de Nossa Senhora.” Em parceria com o Ponto de Cultura do CDE, resgatou as manifestações populares da Lapinha/Pastoril; danças de São Gonçalo e Maneiro Pau, através do Projeto “Memória, Tradição e Arte”.
A Sociedade Teatral Santanense visa no futuro a criação de um espaço para preservação da História da Arte e da Cultura locais, e para realização de mostras dos saberes e fazeres da população, com funcionamento de uma Biblioteca de Estudos Regionais e Conhecimentos do Município.
Idealizada pelo seu diretor, Prof. Raimundo Sandro Cidrão no final do ano de 1997, a iniciativa foi compartilhada, amadurecida e executada com apoio e a participação dos integrantes do Grupo Teatral Santanense, no ano de 1998, como espetáculo pioneiro na cidade de Santana do Cariri, com figurino característico, efeitos especiais e show pirotécnico, em cujo enredo se mostrava as cenas dos últimos momentos da passagem de Jesus Cristo na terra.
Por Amaury Alencar
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024