A comunidade católica do município de Santana do Cariri se prepara para comemorar os 72 anos da morte da menina Benigna Cardoso Marcado, assassinada aos 13 anos de idade por defender sua castidade, com a realização de uma grande festa. A 10ª Romaria em louvor à mártir deverá contar com a participação de 50 mil fiéis, segundo previsão dos organizadores.
Já estão confirmadas caravanas de 54 paróquias de trinta e cinco municípios do Ceará, Bahia, Pernambuco e Piauí. O evento vai mobilizar toda a estrutura organizacional da cidade. A prefeita de Santa do Cariri, Danieli Machado, já decretou o próximo dia 24 de outubro feriado municipal. A data marca o aniversário de morte da menina Benigna.
O caso da jovem está sendo avaliado pela Congregação para a Causa dos Santos, através de um tribunal formado por peritos, legistas e especialistas no Direito Canônico, para que os documentos produzidos na fase diocesana do processo de beatificação da jovem sejam novamente avaliados. Amaury Alencar
Se o martírio for constatado, não será necessária a comprovação de um milagre para torná-la beata. O caso da jovem poderá se transformar na primeira beatificação do Ceará.
Abaixo a programação da 10ª Romaria de Santana Cariri:
08h00– Romaria das crianças e missa no Santuário;
11h00 – Missa das flores na igreja Matriz – momento onde serão ofertadas as flores no túmulo de Benigna;
12h00– Salva de fogos;
14h00 – Acolhimento das caravanas e Concentração no distrito de Araporanga, seguida por carreata à localidade de Inhumas;
15h00 – Liturgia na Capela de Benigna;
16h00 – Início da Romaria – caminhada do distrito de Inhumas até a sede do município;
17h00 – Missa Campal, ao lado da Matriz de Sra. Sant’Ana. Concelebrada por todos os padres da Diocese de Crato e demais párocos convidados.
18h00 – Show Pirotécnico
Amaury Alencar/colaborador do Jornal dos Municípios
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024