Projeto “Partiu Trabalho! 3” leva oficinas gratuitas de teatro para jovens de Itaitinga e Caucaia

Publicada em • Zeudir Queiroz
Foto: Reprodução

A dificuldade de inserção no mercado de trabalho segue como um dos principais desafios enfrentados pela juventude brasileira. Com o objetivo de contribuir para a preparação de adolescentes para o primeiro emprego, o projeto “Partiu Trabalho! 3” chega aos municípios de Itaitinga e Caucaia entre os dias 5 e 20 de maio, oferecendo oficinas gratuitas de artes cênicas voltadas a jovens de 13 a 16 anos.

A iniciativa utiliza técnicas de expressão corporal, improvisação, comunicação verbal e integração em grupo como ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional. Ao longo de 10 encontros, com duração de 90 minutos cada, os participantes terão a oportunidade de fortalecer competências socioemocionais valorizadas pelo mercado de trabalho, como trabalho em equipe, organização, postura, criatividade e autoconfiança.

O ciclo formativo será encerrado com a apresentação de uma peça teatral aberta à comunidade, promovendo não apenas o acesso à cultura, mas também o fortalecimento dos vínculos sociais e o protagonismo juvenil.

Estudos publicados pela International Journal of Environmental Research and Public Health apontam que atividades artísticas e musicais contribuem significativamente para o desenvolvimento emocional e social de crianças e adolescentes, estimulando habilidades como expressão de sentimentos, empatia e convivência — competências essenciais também no ambiente profissional.

Para Mizu Cimentos e Polimix Agregados, investir em iniciativas como essa é ampliar oportunidades e incentivar o protagonismo jovem. “Acreditamos que projetos como este ajudam a construir um futuro mais inclusivo e transformador”, destaca Luana Vieira, conselheira da Organização Polimix.

O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com produção da Komedi Projetos, apoio institucional e patrocínio das empresas parceiras, sendo viabilizado pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.

A Mizu Cimentos conta com 11 fábricas e 13 centros de distribuição no Brasil, destacando-se pelo investimento em práticas sustentáveis, como o uso de energia 100% renovável e redução na emissão de gases poluentes. Já a Polimix Agregados atua na produção de brita e areia industrial, com 21 unidades em 10 estados brasileiros, sempre em conformidade com a legislação ambiental e em diálogo com as comunidades locais.

Serviço

“Partiu Trabalho! 3” em Itaitinga e Caucaia/CE

Locais e datas

Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Antônio Geraldo de Lima — 5 a 12 de maio de 2026
Escola Indígena Tapeba do Trilho — 5 a 12 de maio de 2026
Escola Estadual Osmira Eduardo de Castro — 13 a 20 de maio de 2026

Contato para imprensa

Angelo Sastre — angelo.sastre@viracomunicacao.com.br — (19) 98117-3749
Julia Ferreira — julia.ferreira@viracomunicacao.com.br — (19) 99821-5880

Zeudir Queiroz