Projeto de lei n° 332/2017, de autoria do Deputado Estadual Agenor Ribeiro (PSDC) institui o dia 22 de abril como dia estadual da mandioca, para estimular a cultura da raiz, muito consumida no Estado.
Já o projeto de lei n°333/2017, também da mesma autoria, define o município de Salitre como a capital da mandioca no Ceará.
A data escolhida não coincidentemente é a mesma do descobrimento do Brasil. No texto, o parlamentar argumenta que a raiz “faz parte da história do Brasil desde o seu descobrimento” e que, “devido à sua relevância para o País, desde a sua colonização, de Norte a Sul, é cultivada e consumida”.
Agenor explica que devido à importância da macaxeira ao Estado, “faz-se necessária a homenagem”, não só a ela, mas a “todos os produtores e lavradores que fazem da monocultura da mandioca seu sustento”.
Já a escolha de Salitre como capital é devido ao cultivo da raiz. Segundo o deputado, o município é um dos maiores produtores de mandioca do Estado e tem como maior fonte de renda da população a produção da farinha e outros derivados da macaxeira, além de realizar todos os anos uma festa dedicada a ela.
Fonte: http://blogdoferreirajunior.blogspot.com.br/
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024