Eleições 2024

Previsão da Funceme aponta poucas chuvas até fevereiro no Ceará

açudesO prognóstico divulgado hoje para os meses de dezembro de 2015, janeiro e fevereiro de 2016, aponta que o Oceano Pacífico Equatorial apresenta, atualmente, elevada anomalia de aquecimento, o que caracteriza o El Niño mais intenso desde 1997/1998, podendo trazer consequências negativas para o Nordeste do Brasil, como a escassez de precipitações.

Um dos reflexos da atuação desse fenômeno pode ser percebido na previsão climática divulgada hoje pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Para os meses de dezembro de 2015, janeiro e fevereiro de 2016, o prognóstico aponta 69% de probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará durante o período. As chances de haver precipitações em torno da média são de 23% e para chuvas acima da média, a probabilidade é de apenas 8%.

image

De acordo com o meteorologista Leandro Valente “é muito importante ressaltarmos que o trimestre em questão engloba dois meses de pré-estação chuvosa, dezembro e janeiro, quando os sistemas que normalmente atuam nessa época são de menor previsibilidade, como Vórtices Ciclônicos de Altos Níveis, Cavados e a influência de Sistemas Frontais”, afirma Valente.

Fonte: http://blogs.diariodonordeste.com.br/

Zeudir Queiroz