O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (20) a liberação de R$360 milhões para a intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, em municípios de todo o país. Os recursos fazem parte do Fundo Variável de Vigilância em Saúde (PVVS).
Segundo o estudo realizado pelo Ministério da Saúde, o país já reduziu em 30% o número de mortes por dengue e tem, atualmente, um dos menores índices de mortalidade pela doença nas Américas, com 0,03 óbitos para cada 100 notificações.
No entanto, o mapa que revela a projeção nacional da doença aponta 157 municípios brasileiros em situação de risco, 525 em alerta e 633 cidades com índice satisfatório.
Os números fazem parte do Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (Liraa).
Conforme os dados apresentados, no Ceará os municípios de Baturité, Canindé e Tauá estão em situação de risco por conta da contaminação.
Os municípios de Acaraú, Cascavel,Crateús, Fortaleza, Horizonte, Limoeiro do Norte, Maranguape, Pacajus, Pacatuba,Parambu e Tianguá são listados com em situação de alerta.
Apenas Aquiraz, Crato, Eusébio, Maracanaú e Morada Nova são citados no LIRAa como tendo índices satisfatórios.
Fonte: Ceará News7
- Novos canais de TV beneficiarão quase 400 mil pessoas em Caucaia e Jijoca de Jericoacoara - 25 de novembro de 2024
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024