A administração municipal preocupada com o crescimento dos indicadores de violência urbana em toda região metropolitana de Fortaleza, que vem atingindo também diretamente à população pacatubana, implantou por meio da Secretaria da Defesa Social e Patrimonial, a Operação PACATUBA SEGURA com a realização de blitzes preventivas nas principais ruas da sede, entradas da cidade e em ruas dos bairros mais afetados com a criminalidade.
A violência ocupa um lugar central no cotidiano das grandes cidades. Fortaleza e municípios vizinhos não poderiam ser exceções. Conforme artigo publicado na Revista Geográfica da América Central na Região Metropolitana de Fortaleza- RMF, o crescimento econômico verificado não foi acompanhado de distribuição de renda, sendo a desigualdade social uma de suas características. A criminalidade aumentou consideravelmente e é maior nos municípios industrializados, com menores áreas, maior densidade populacional e PIB (Maracanaú, Eusébio e Pacatuba).
Já na última segunda-feira, 16 de setembro, Guardas Civis, Agentes do DEMUTRAN com apoio da Polícia Militar estiveram nas ruas do centro, realizando uma blitz ostensiva com o intuito de orientar motoristas, identificar suspeitos, apreender objetos furtados e também fazer apreensão de armas sem porte legal.
Segundo o secretário da Defesa Social e Patrimonial, Dr. Francisco Bomfim, a Operação Pacatuba Segura foi posta em prática em virtude dos acontecimentos dos últimos dias, que culminou com o aumento dos índices de pequenos furtos, assim, ocasionando ainda mais a sensação de insegurança e vulnerabilidade por parte da população.
“Sabemos que o a questão da Segurança é dever do Estado, no entanto, a população necessita de respostas rápidas as suas questões. Hoje com o aumento da criminalidade em todos os municípios que compõem a região metropolitana, Pacatuba também vem sofrendo com as incursões de criminosos que têm tirado o sossego e a paz das pessoas de bem do município. A Operação Pacatuba Segura quer contribuir com a redução desta criminalidade e por isso, em atendimento a uma solicitação do prefeito Dr. Alexandre, demos início às ações que visam coibir outras ocorrências que afetam a segurança da população de Pacatuba, que sempre foi considerada ordeira e pacífica”, comentou o secretário.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024