O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (PMDB), juntamente com o vice-prefeito, Dr. Fabrício Rolim (PV), iniciaram a gestão colocando em prática uma promessa de campanha, disponibilizando para a população um novo portal na internet com prioridade para o atendimento à Lei nº 12.527/2011, de acesso à informação. O sistema está sendo alimentado e já está disponível nesta data de 04 de janeiro de 2017. Acesse o site: www.varzeaalegre.ce.gov.br.
A LAI – Lei de Acesso à Informação é acompanhada em todo o Brasil pelo Ministério Público Federal. Por meio dessa lei, que entrou em vigor em 16 de maio de 2012, qualquer pessoa, física ou jurídica, têm como acompanhar as gestões públicas estaduais e municipais, fiscalizando, observando a movimentação de recursos financeiros e suas devidas aplicações.
Para aumentar os índices de transparência, o Ministério Público Federal, criou o Ranking da Transparência, classificando os municípios que atendem ao que determina a LAI em maior número de informações que facilitem à transparência junto à população.
Na última avaliação do Ministério Público Federal, divulgada em junho de 2016, o ranking de transparência do Brasil aumentou 33% em relação à primeira avaliação.
Nesta segunda rodada do Ranking de Transparência, em nota de 0 a 10, Várzea Alegre ficou com nota 5, na 110ª colocação, entre os 184 municípios do Ceará.
A meta do prefeito Zé Helder é tornar as informações da prefeitura mais acessíveis à população e melhorar a posição do município neste ranking de avaliação do Ministério Público Federal.
Na última avaliação, tiraram nota dez no Ceará, os municípios de Aratuba e Caririaçu.
Assessoria de Comunicação
Reportagem: Marcos Filho
Foto: Augusto César
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024