A decisão foi tomada, na última quarta-feira (21), durante reunião realizada pelo Prefeito Veveu Arruda com a Secretaria da Cultura e do Turismo de Sobral e dirigentes de escolas de samba. A medida foi adotada após publicação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que orientava gestores municipais a cancelarem gastos com os festejos de Carnaval, tendo em vista a situação de seca enfrentada pelo o Estado.
Mesmo já tendo reduzido a previsão dos gastos para a realização da festa, a Prefeitura de Sobral e os representantes dos carnavalescos tomaram a decisão de comum acordo. A determinação foi reforçada pela divulgação do prognóstico de chuvas a baixo da média da Funceme e a decisão do governador Camilo Santana, que cortou a verba para a festa no Ceará.
Já na quinta-feira (22), Veveu Arruda determinou que o Comitê Municipal de Convivência com a Seca estudasse a melhor forma de investir os valores poupados com o cancelamento do Carnaval. O recurso será inteiramente aplicados na melhoria de vida dos sobralenses que sofrem com a escassez de água. “A ideia é incrementar políticas de ações para que nenhum morador de Sobral fique sem água”, explica Veveu.
Bloco dos Sujos
O já tradicional pré-Carnaval de Sobral será realizado com o desfile do Bloco dos Sujos. Isso porque as contratações de atração e estrutura para a festa foram feitas antes da orientação do TCM. Ainda sim, seguem a mesma determinação de economia. “Aproveito para dizer que o Bloco dos Sujos, que é festejo carnavalesco mais popular do nosso município, trará como atração a cantora baiana Margareth Menezes”, Concluiu o Prefeito.
Fonte: Diário do Nordeste
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024