Eleições 2024

Prefeitura de Fortaleza lança serviço de trânsito em parceria com Google

A Prefeitura de Fortaleza realizou uma parceria com a multinacional de serviços online Google para desenvolver uma versão local do Google Transit. O recurso do Google Maps auxília usuários com informações sobre melhores itinerários para se deslocar pela Capital. O serviço será lançado na próxima quinta-feira (9), no Paço Municipal.

Com o novo serviço é possível descobrir qual linha de ônibus utlizar em determinados percursos. O recurso possui informações pré-definidas pelos órgãos públicos responsáveis pelo transporte urbano.

Fortaleza vai ser a primeira Capital do Nordeste e a sexta brasileira que oferece a consulta. Foto: divulgação/Prefeitura de Fortaleza

O Google Transporte Público dá instruções sobre como percorrer um trajeto, informa o tempo estimado para completar um percurso, mostra, por exemplo, até qual ponto de ônibus o usuário deve andar, qual coletivo pegar e onde descer para chegar ao destino. E quando houver mais de uma alternativa de percurso, a ferramenta mostrará as melhores rotas, levando em conta o tempo de viagem para o usuário. O Google Transit deve atualizar os dados com atualizações constantes.

Mais de 1 milhão utiliza transporte público na Capital

O sistema de transporte público de Fortaleza conta com 296 linhas, 579 itinerários e 4.807 paradas de ônibus, com uma frota diária de 1.812 veículos circulando na cidade. Toda essa estrutura transporta aproximadamente 1 milhão de passageiros que utilizam diariamente o transporte público. “Diante da dimensão do serviço de transporte público da capital, esse será um excelente alternativa para o fortalezense que utiliza ônibus, mas também para os turistas que estão em Fortaleza, especialmente para o período da Copa do Mundo de 2014”, afirma o Prefeito Roberto Cláudio.

Para disseminar ainda mais o serviço no Brasil, a multinacional pretende desenvolver o Google Transit em todas as cidades sedes do mundial de 2014. Hoje o Google Maps oferece esse serviço em mais de 800 cidades do mundo todo e é sem dúvida um facilitador.

Fonte: Diário do Nordeste

Zeudir Queiroz