Diante o cenário de redução e economia nos cofres públicos, por medidas adotadas pelo Governo Federal, reduzindo impostos e gerando a queda do repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios), o prefeito do município de Guaiúba, Kaio Holanda, reduziu do próprio salário 5% no total de seus vencimentos, a fim de diminuir os gastos da folha. Além do prefeito, todo o primeiro escalão como vice-prefeita, secretários municipais, Controle Interno, Procuradoria e Chefe de Gabinete, também foram reduzidos.
Além da redução nos salários, o prefeito tomou outras medidas administrativas imediatas, como a suspensão de vantagens, aumento, reajuste ou adequação ao plano de carreira que irá onerar o município, criação de cargo, emprego ou função pública, contratação de hora-extra, concessão de licença prêmio, dentre outras medidas.
“Dá impressão que a redução é porque os salários do prefeito, vice e secretários eram muito altos, mas já eram os mais baixos até então. É um problema financeiro devido a muitas inaugurações de obras com verbas do governo federal, e os municípios são afetados com a redução do repasse, por isso, para não haver exoneração tomei esta primeira medida com o objetivo de da redução”, argumenta o prefeito Kaio Holanda.
Os Secretários Municipais também deverão adotar as medidas de contenção de gastos em suas Secretarias, reduzindo em 10% o consumo de água e luz, e em 30% das autorizações de viagens municipais e intermunicipais. A medida retroage os efeitos financeiros a 1º de outubro deste ano.
Assessoria de Imprensa
- Operação Strike já soma 45 presos por ataques a provedores de internet no Ceará - 4 de abril de 2025
- Caucaia reforça operação contra pontos de lixo - 3 de abril de 2025
- Empresa Vitória completa quase 70 anos com reconhecimento nacional - 3 de abril de 2025