Eleições 2024

Prefeito de Potiretama é cassado por abuso de poder político nas eleições de 2024

Luan Dantas e a vice Solange Campelo foram acusados de uso indevido da máquina pública para favorecer reeleição; decisão ainda cabe recurso

Foto: Reprodução

O prefeito de Potiretama, Luan Dantas (PP), foi cassado pela Justiça Eleitoral por abuso de poder político nas eleições municipais de 2024. O gestor, que já se encontrava preso e afastado do cargo por outra acusação, agora enfrenta também a perda do mandato devido a irregularidades no processo eleitoral.

A decisão foi proferida pelo juiz Isaac Dantas Bezerra Braga, da 86ª Zona Eleitoral, e publicada na última quinta-feira (24). O magistrado acolheu denúncia do Ministério Público do Ceará (MPCE), que apontou que a gestão municipal realizou 240 contratações temporárias entre janeiro e agosto de 2024, sem a realização de processo seletivo ou a devida justificativa legal.

Segundo a sentença, as admissões foram utilizadas com finalidade eleitoral, caracterizando desvio de finalidade e uso da máquina pública para beneficiar a campanha de reeleição de Luan Dantas.

A decisão de cassação também alcança a vice-prefeita eleita, Solange Campelo (PT), que atualmente ocupa interinamente o cargo de prefeita, após licença de 30 dias protocolada por Dantas. O juiz determinou ainda a inelegibilidade de ambos os gestores, reforçando as consequências do abuso de poder constatado.

Recurso e próximas etapas

A decisão foi proferida em primeira instância, podendo ser recorrida ao Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e, posteriormente, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até a decisão definitiva, Solange Campelo segue exercendo o cargo de prefeita interina.

Com a cassação em vigor, Potiretama poderá ter novas eleições para escolha de prefeito e vice, caso a sentença seja confirmada em instâncias superiores.

Zeudir Queiroz