O prefeito de Icapuí Lacerda Filho anunciou, nesta quarta-feira (17, que vai construir um espigão para conter a maré na Praia de Peroba, pertecente ao município que fica distante 205,3 km de Fortaleza. A medida busca combater o processo de erosão que tem trazido danos para a região. O anúncio foi realizado por meio de uma publicação nas redes sociais.
“Com muita alegria, anuncio que as obras de contenção do avanço da maré em Peroba começarão em breve. Agradecemos à comunidade, associações locais, poder público municipal e ao Ministro @camilosantanaoficial pelo apoio que possibilitou a liberação de recursos. Em breve, teremos uma solução definitiva para esse problema que afeta a todos. Continuamos trabalhando por uma Icapuí Desenvolvida, Forte e Unida”, afirmou.
Segundo o prefeito, a obra conta com um recurso orçado em R$ 11 milhões, dos quais R$ 7 milhões foram entregues pelo Governo Federal. A localidade tem sofrido com o processo erosivo, acentuado pelo avanço do mar, há mais de cinco anos, sendo motivo de um imbróglio envolvendo autoridades e moradores.
“Essa é uma construção maravilhosa, que eu sempre esperava para Icapuí. Nós vamos desenhar o mesmo modelo de Peroba para todas as outras praias, que é o espigão. Será construído, diminuirá a contenção, reforçará a revitalização das areias e revitalizará a visibilidade das nossas praias”, completou. Decisão foi tomada após reunião realizado com representantes de associações regionais, dentre outros. Lacerda Filho também anunciou que a prefeitura deve construir um espigão e um porto na Praia de Barreiras, além de sondar a edificação de um porto na Praia Redonda.
O avanço do mar na Praia de Peroba está resultando na aceleração do processo de erosão na área, que contém diversas casas de veraneio e forte estímulo ao turismo. O problema danificou pistas de acesso e a estrutura de casas na costa da praia, aumentando o risco de colapso.
Fonte: https://gcmais.com.br/
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024