Aconteceu nesta sexta-feira dia 01/03, uma grande reunião com todo o secretariado, assessores vereadores e gestores municipais, com o objetivo de fazer uma grande prevenção contra a dengue. De início, houve uma apresentação cultural que contou a história do mosquito da dengue, o perigo e suas prevenções…
A reunião teve como embasamento a prevenção contra o mosquito da dengue e foi convocado todo o secretariado do governo municipal, assessores, vereadores, docentes e gestores de escolas municipais.
Esteve presente também, o Dr. Macedo que é o Coordenador Geral da Vigilância Sanitária e o Chefe de Endemias em Pentecoste, Sr José Wagner, na oportunidade frisou em suas palavras que apesar das dificuldades em se trabalhar, não existe nenhum caso registrado de dengue em Pentecoste. Existe sim, um caso em Pentecoste, mas que foi de uma pessoa que esteve em uma praia em um fim de semana e contraiu a doença em decorrência desta viagem. Relatou ainda das ações de prevenção que deve ser a prioridade neste momento. Comentou que o lixo acumulado em quintais, favoreceu o aumento do índice de 0,3 em 30 dias para 2,7 e constatado larvas do nível 4 em três bairros de Pentecoste. José Wagner chama a responsabilidade em todos os seguimentos, para se tomar uma atitude séria, para não ter um problema grande, precisamos juntas as mãos neste problema.
O Vereador Daniel do Zé Gomes, fala da valorização dos profissionais de endemias e de saúde, que o funcionário valorizado, pode render e trabalhar melhor. Falou também sobre a adaptação do mosquito Aedes Aegypti na vida urbana e da grande importância da participação e ações do poder público, da sociedade civil, escolas trabalhando a informação com os seus alunos, os agentes de saúde, e principalmente a população de forma geral. Falando como secretário da Câmara Municipal, disponibilizou o Legislativo também nesta luta.
A Prefeita Ivoneide Moura (PT), relata sobre as preocupações do Executivo e do município em relação ao perigo que representa uma epidemia de dengue em um município; pois a dengue mata. É preciso que nós possamos pensar para falar e devemos agir para vencer. Precisamos de grandes ações para prevenir e é por isso que convocamos esta reunião com todos os secretários, gestores, vereadores, assessores, para que sejam as pessoas em suas pastas, as lideranças, possam todos exercer o trabalho de comunicar e expandir em tese de atingir a população no quesito prevenir e quer a opinião de todos para que possamos juntos iniciar este projeto preventivo, esse movimento preparatório e que todos estejam juntos no dia D (dia 15 de março), dia em que vamos estar nas ruas com a população e vamos fazer o arrastão da prevenção – “Se tiver que passar o dia todo na rua, vai passar e também confia nos gestores e podem confiar na garra desta gestão; mas que precisamos da ajuda de todos e das pessoas comprometidas com o desenvolvimento de Pentecoste” – palavras da Prefeita Ivoneide Moura (PT). Devemos aproveitar este índice baixo e aumentarmos nossa segurança e a nossa prevenção. As escolas deve ser o ponto inicial, empenho dos diretores e professores, fazendo apresentações do problema junto aos alunos em como prevenir e que nesta luta, a importância de um “soldado” a mais é de grande relevância.
Não esqueça dia 15 de Março é o dia D da prevenção e todos devemos sair às ruas e fazermos o arrastão da prevenção contra o mosquito da dengue.
Fonte: Prefeitura Municipal de Pentecoste
- Menina de 6 anos é resgatada após sequestro no interior do Ceará - 22 de novembro de 2024
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024