Nesta sexta-feira (10), a Justiça determinou o afastamento da prefeita de Caridade, Simone Tavares (PDT), por 180 dias, em uma operação conduzida pelo Ministério Público do Estado do Ceará. As acusações incluem peculato, fraudes em licitações e outros crimes contra a administração pública do município, localizado a 101,5 km de Fortaleza.
Além do afastamento da prefeita, mandados de busca e apreensão foram cumpridos contra a ordenadora de despesa municipal de Caridade, incluindo busca pessoal e domiciliar. A Justiça também autorizou a quebra de sigilo bancário e fiscal como parte das investigações.
Investigação em pagamento de “vultosas quantias”
As investigações se concentram em pagamentos de “vultosas quantias” para um posto de combustível em Fortaleza, realizados sem procedimento licitatório ou justificativa para dispensa. Grande parte dessas despesas teria sido autorizada pelo Gabinete da prefeita de Caridade.
A ação, deferida pelo Tribunal de Justiça a pedido do MP do Ceará, investiga indícios de peculato, fraudes em licitações e outros crimes contra a administração pública da cidade.
A operação foi denominada “Caritas”, termo em latim derivado do grego “cháris”, que significa graça, valor. O nome faz referência ao município alvo da operação e busca criticar a conduta de agentes públicos e empresários que utilizam recursos públicos em benefício próprio, indo contra o verdadeiro significado da palavra.
–
Com informações do Gcmais
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024
- Suspeito de abuso sexual contra crianças e adolescentes é preso em flagrante em Acaraú - 21 de novembro de 2024
- Parque Nacional de Jericoacoara será gerido por empresa privada e terá cobrança de ingressos - 20 de novembro de 2024