A população de Cratéus, a 354 km da capital, está comemorando as chuvas que caíram nos últimos dias, já que a Barragem do Batalhão e o açude de Carnaúbal aumentaram seus volumes. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), no mês de março choveu cerca de 314mm no município, 56% a mais do que a média histórica, que é de 200mm.
A Barragem do Batalhão ultrapassou a sua cota de sangria e está com um volume de1.543.157 metros cúbicos. No início do ano, quando contava com 800 mil, ele tinha sangrado uma vez. Já o açude Carnaúbal ganhou 12cm da sua cota de volume, que passou de 1.420.000 metros cúbicos para 1.462.831 da terça-feira (1) para esta quarta-feira (2).
Com os novos números das recargas, o sistema hídrico de Crateús, formado pelos açudes Carnaúbal, Realejo e Barragem do Batalhão, vai garantir segurança hídrica para a população crateusense até o dia 1 de setembro, caso o aporte dos próximos meses seja zero. Se o aporte for abaixo da média histórica, a garantia vai até 1 de outubro, e se continuar na média, irá até 30 de junho de 2015.
Apesar dos bons números, o planejamento das obras da adutora de engate rápido que pretende abastecer a sede do município vai continuar. A adutora de 154 km será construída pelo Governo do Estado do Ceará, em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), e utilizará como fonte o açude Araras, reservatório da Bacia Hidrográfica do Acaraú, no norte do Ceará. A previsão de investimento para as obras é de R$ 79 milhões.
Fonte: Diário do Nordeste
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024