Esta semana foi iniciada uma das ações mais aguardadas pela população de Caucaia: a desocupação das calçadas do Centro de Caucaia. Trata-se de uma necessária ação para dar espaço ao pedestre as apertadas calçadas e organizar mais o degradado Centro da cidade.
A requalificação do Centro vedando o comércio ilegal era uma ação esperada pela maioria dos caucaienses. A ordem de desocupação partiu do poder público municipal e tem por objetivo requalificar e organizar o Centro da cidade. Ação bem vista pelos olhos da sociedade caucaiense e temida pelos vendedores ambulantes que muitas das vezes nem moram em Caucaia ou são filhos do município.
Muitos ambulantes que hoje ocupam o Centro de Caucaia no passado deixaram o Centro de Fortaleza para ocupar o Centro caucaiense (quando o poder municipal de Fortaleza fez valer a lei na capital boa parte dos ambulantes se mudaram para o Centro de Caucaia). No entanto, esqueceram-se que Caucaia também tem legisladores, lei e fiscalização.
Recebemos a informação de alguns leitores que as calçadas do Centro estavam sendo privatizadas por ambulantes que vendiam todo tipo de produtos: até iogurte e outros tipos de alimentos sem nenhuma estrutura sanitária que estavam sendo comercializados em cima das calçadas do Centro. Todo tipo de produto estava sendo comercializado nas calçadas.
O congestionamento de ambulantes nas calçadas estava dificultando o direito dos pedestres de andar, além de por o risco de acidentes, por conta das constantes subidas e descidas das calçadas no perigoso ritual de desviu da bancas, o risco do atropelamento era eminente.
A farra das calçadas estava tão grande que tinha até “dono de lojas ou locatários de estabelecimentos” alugando parte das calçadas para locação de bancas de ambulantes – extremo absurdo, falta de respeito com o pedestre. Diariamente as bancas dos ambulantes estavam se multiplicando. Chegou ao ponto de faltar espaço nas calçadas do Centro até para se colocar mais bancas. É preciso ordem. É preciso lei. É preciso fiscalização e a aplicação da lei. Caucaia não é uma cidade sem leis. Caucaia cresce e suas vias e calçadas devem ser desobstruídas.
Os ambulantes tem que ter seu espaço e não adentrar no espaço da maioria da população da cidade. Mesmo não sendo o culpado pela ocupação das calçadas o poder público municipal vai reservar um espaço para aqueles que antes ocupavam as calçadas do Centro. O apelo é forte, afinal existem pais de família que ganhavam a vida vendendo produtos e ocupando as calçadas, no entanto, os benefícios para população são maiores. Quem realmente for de Caucaia e ganhar a vida sendo ambulante terá seu espaço não mais em cima das calçadas, mas num lugar apropriado.
O cidadão caucaiense agora terá outra vez livre as suas calçadas de passeio que no seu propósito tem que dar acessibilidade e segurança ao pedestre. Calçada foi feita para dar trânsito ao transeunte e não para servir de área privada para expor produtos a venda como estavam fazendo no Centro de Caucaia. A população deve fazer sua parte não comprando produtos de quem desrespeita as leis. O poder público de oferecer uma nova área. E os ambulantes de seguir rigorosamente a lei.
Tiago Viana
Do Blog de Caucaia
Últimos posts por Zeudir Queiroz (exibir todos)
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024
A fiscalização deve acontecer por pessoas treinadas e não por brutamontes ignorantes que não sabe como agir diante de um cidadão, a prefeitura de Caucaia é burra em jogar qualquer pessoa que é amigo de politico pra ser fiscal de rua. Sabe por que digo minha mãe é sim uma vendedora de rua vende caça palavra para ocupar o tempo, serve de terapia para ela que é diabética e tem problema de pressão, ai vem um brutamonte desse se chamando de fiscal e é bruto ela ai ela começa a passar mal sabe o que ela faz vai embora e deixa ela la e o que a prefeitura faz? Nada continua uma pessoa dessa na rua tratando as pessoa como ninguém ai eu quero ver Deuzinho, Washington, Paulo Guerra ter a cara de pau de mim pedir voto ou a qualquer pessoa que trabalha na rua pra ver se ganha duvido muito, limpe as ruas mais arrume um local para pessoa trabalhar é sim dever da prefeitura não desampara o cidadão. fica a dica!!!!