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Obra no Anel Viário só fica pronta em 2015

As obras de duplicação do Anel Viário ainda estão em fase de terraplanagem, mesmo após um ano da retomada das obras pelo Governo do Estado, que assumiu a execução no fim de 2011. Antes, as obras eram de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

 

Na época em que os trabalhos foram retomados, a promessa era entregar a obra em 2013. No entanto, com o ritmo lento da execução, o novo prazo é início de 2015, conforme a assessoria de comunicação do Departamento de Edificações e Rodovias (DER).

 

O Anel Viário se estende por 32 quilômetros desde a CE-040 até a BR-020, cruzando os municípios de Eusébio, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Caucaia e Fortaleza. A duplicação deve beneficiar principalmente os Distritos Industriais de Maracanaú e Maranguape, que atraem grande número de veículos, provocando congestionamentos nos cruzamentos com a CE-060 e a CE-065.

 

A duplicação inclui a construção de três pontes sobre os rios Coaçu, Gavião e Siqueira e de quatro viadutos (no Conjunto Novo Metrópole, no entroncamento da BR-222 e BR-020, na CE-065 e na CE-060). Os dois primeiros viadutos já foram iniciados.

 

O POVO percorreu o Anel Viário na manhã de ontem, quando operários executavam obras de terraplanagem e drenagem em alguns trechos da rodovia. Em diversos pontos, no entanto, os terrenos que devem receber a nova pista não foram sequer desapropriados ou preparados para o início dos trabalhos.

 

Atualmente com 11 metros de largura, a rodovia recebe fluxo intenso de veículos pesados, como caminhões de carga. A estrutura e a largura atual são alvos frequentes de reclamações de motoristas. “Aqui é um perigo. Quase todo dia tem acidente. O pior é a condição do asfalto. Não dá nem para desviar de buracos porque a pista é muito estreita”, reclama o caminhoneiro Carlos Aragão.

 

De acordo com Aragão, a iluminação é quase inexistente na rodovia, o que aumenta ainda mais o perigo de transitar pelo local à noite. “Aqui de noite é um breu. É inseguro por causa de assaltantes”, relata. Para o caminhoneiro, a duplicação da rodovia também vai facilitar o trânsito para ciclistas e pedestres, que precisam se arriscar muito próximos a veículos pesados por causa da precariedade do acostamento, que, em alguns pontos, é quase inexistente. “Se for concluída logo, vai melhorar. O viaduto vai acabar com os engarrafamentos”, torce.

 

ENTENDA A NOTÍCIA

 

O Governo do Estado assumiu a execução da duplicação do Anel Viário em janeiro do ano passado. Após um ano da retomada, a duplicação ainda está em fase de terraplanagem.

 

Saiba mais

 

Em dezembro de 2011, o Governo do Estado e o Dnit assinaram convênio para a conclusão dos trabalhos de duplicação e melhoramentos do Anel Viário.

 

O Estado assumiu a execução das obras e receberá os recursos do Dnit. O convênio envolve recursos de mais de R$ 200 milhões.

 

O empreendimento foi iniciado sob a responsabilidade do Dnit em maio de 2010. A promessa era entregar a obra pronta até fevereiro de 2012.

 

No entanto, a obra foi paralisada após três meses de execução, sendo retomada apenas em janeiro de 2012, já sob a jurisdição estadual.

Do O Povo

Zeudir Queiroz