Com a abertura de um novo sangradouro no açude Granjeiro, em Ubajara, na manhã desta terça-feira, 19, a previsão do retorno para casa, das famílias da área evacuada pode acontecer nas próximas horas horas. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA) a expectativa é que o reservatório diminua dois metros, que corresponde a redução de 50% do volume total suportado pela barragem. Mais de quinhentas famílias, que moram ao longo do rio Jaburu, em Ubaraja, foram orientadas a deixar área até a eliminação dos riscos de enchente.
Um trabalho preventivo de realojamento das famílias foi coordenado pela Defesa Civil e contou com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. A força-tarefa retirou da área de risco 250 famílias. A maioria dos realocados preferiram ir para casas de parentes, apenas um grupo de 70 famílias ficou em um alojamento no Santuário Mãe Rainha.
O açude Granjeiro é particular e por esse motivo não é monitorado pela Companhia de Gestão e Recursos Hídricos (Cogerh). Segundo o representante da ANA, Rogério Menescal, os cuidados neste caso, ficam a cargo do proprietário. “Sua manutenção é de inteira responsabilidade do proprietário que, ao longo de décadas, foi negligente com os cuidados requisitados ao açude”, afirmou Menescal.
O embargo provisório feito pela ANA será mantido até que tudo seja solucionado. O proprietário foi identificado e será autuado, além de arcar com os custos totais da obra, que usou recursos do governo municipal e estadual.
Fonte: http://www.oestadoce.com.br/
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024