Ministro das Cidades e Governador Cid participam da solenidade de Entrega das Casas Populares em Pacatuba

Em Pacatuba, 396 moradias construídas através do Programa Minha Casa Minha Vida(MCMV) foram entregues nesta quarta-feira, 26 de março com presenças do Ministro das Cidades Gilberto Magalhães Occhi, do Governador Cid Gomes, do Vice-Presidente de Governo do Banco Brasil, Benito da Gama Santos, do prefeito e vice-prefeito do município Dr. Alexandre Alencar e Marcelo Augusto Rodrigues. Também presentes à solenidade, o Presidente da Assembléia Legislativa do Ceará, Deputado Zezinho Albuquerque, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o deputado estadual Camilo Santana, e ainda os deputados federais Paulo Henrique Lustosa e Edson Silva, entre outras autoridades.

Todas as residências construídas foram destinadas ao atendimento de centenas de famílias com renda entre zero e três salários mínimos, beneficiárias do Bolsa Família e inscritas no Programa de Habitação do Governo e que no município contou com o financiamento do Banco do Brasil. Sendo considerado o primeiro financiamento habitacional do MCMV do país a contar com o aporte financeiro desta instituição.

Cada residência tem dois dormitórios, sala e cozinha conjugadas, banheiro revestido em cerâmica, e contam ainda com forro em pvc e aquecedor solar.

O Programa Minha Casa Minha Vida de Pacatuba muda para melhor a vida de muitas famílias pacatubanas, sendo a concretização do sonho de muita gente: uma casa própria; resultando ainda no desenvolvimento cidade.

A felicidade era evidente no rosto dos novos moradores do Residencial Des. Francisco Hugo Alencar Furtado. Depois de meses de espera, durante o evento demonstravam entusiasmo e gratidão pelo benefício conseguido: uma casa de qualidade, um lar digno.

O Ministro Gilberto Ochhi lembrou que o Governo Federal, Estadual e o município reuniram esforços para trazer esse beneficio tão importante para as famílias mais carentes, que realmente vivem em situações muito difíceis, muitas delas vivendo em condições abaixo da linha de miséria.

Além da construção das casas, serão ofertadas aos novos moradores do Residencial Desembargador Francisco Hugo Alencar Furtado um ‘Espaço Digital’ em parceria com a Fundação Banco do Brasil e um Centro de Treinamento Profissionalizante- CTP onde jovens e adultos poderão ter a chance de se capacitarem para o mercado de trabalho. Ou seja, por meio de um olhar diferenciado, atento as reais necessidades da população mais carente, novas oportunidades de trabalho e renda deverão surgir para estes moradores.

Toda mobilização social e inscrições foram realizadas através da Secretaria de Assistência Social, que tem à frente da pasta, Elisângela Campos. Os cadastros foram feitos nos CRAS do município, na Subprefeitura de Vila das Flores e na sede da própria secretaria.

A construtora Morefácil foi a responsável pela construção deste empreendimento estimado em R$ 23 milhões. A agilidade na produção deve-se a implantação de um novo sistema construtivo, o Olé Casas, que inova no método de execução de paredes de alvenaria, permitindo agilidade e baixo custo para a obra, e  que além de  inovador, não gera resíduos sólidos para o meio ambiente.

Para o prefeito de Pacatuba, Dr. Alexandre a maior realização de um gestor é ver alegria no rosto de famílias necessitadas que com muito sacrifício, realizam o sonho de ter a casa própria. “Com a construção dessas casas o município estará reduzindo o seu déficit habitacional e concretizando o sonho de muitas famílias que pagam aluguel ou vivem em situação precária. A garantia de moradias com infraestrutura necessária trará mais bem-estar, segurança e auto-estima aos beneficiários”.

O Governador Cid Gomes, lembrou que agora as muitas famílias pacatubanas poderão ter uma vida mais digna, com mais conforto e privacidade. “Aqui visitamos famílias que além do casal, tinham vários filhos e que antes dividiam suas casas com outras famílias ou que viviam em moradias com apenas um quarto apertado, sem condições mínimas de habitação. Outros viviam pagando um aluguel caro para as suas posses, dinheiro este que muitas vezes fazia falta, pois poderia ser usado em outras necessidades básicas. “Nossos esforços se voltaram a proporcionar melhores condições de vidas a estas pessoas que a partir de hoje terão de fato seus direitos à moradia”.

Ainda durante a solenidade, além de uma família visitada pelas autoridades, cinco outras subiram ao palco para receber simbolicamente, as chaves de suas residências das mãos das autoridades presentes. Após o encerramento da solenidade, a equipe da Secretaria de Assistência Social deu continuidade aos trabalhos fazendo a entrega das chaves de todas as residências aos beneficiários no Galpão onde funcionará o Centro de Treinamento Profissional- CTP, dentro do próprio Residencial.

Fonte: http://pacatuba.ce.gov.br/
Zeudir Queiroz

Compartilhar notícia: