Uma máquina do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal foi apreendida pela Polícia Civil (PC) no município de Tianguá, a 335,8 km de Fortaleza, nesta sexta-feira, 20.
As primeiras informações são de que a máquina estava em uso na propriedade particular há mais de três dias, o que pode configurar crime de improbidade administrativa ao prefeito do município, Jean Azevedo.
De acordo com a Polícia Civil de Tianguá, o motorista que operava o trator foi ouvido pelo delegado. Em depoimento, o homem afirmou que recebeu a máquina do dono da propriedade para construir uma estrada. No entanto, a Polícia afirma que o terreno desmatado indicava que seria usado futuramente para plantações.
Segundo o escrivão da PC, Mauro César, o secretário de Agricultura do município, responsável pelo recebimento dessas máquinas, e o proprietário do terreno serão ouvidos na próxima segunda-feira, 23.
A Polícia afirma que um inquérito sobre o caso já foi lavrado e encaminhado para a Justiça.
O POVO Online tentou contato com o prefeito Jean Azevedo, mas as ligações para seus chefes de gabinete não foram atendidas até a publicação da matéria.
Tarrafas
Em janeiro, o vereador Francisco Avelino de Sousa (PT), 51, foi preso após ser flagrado utilizando máquinas do PAC em seu terreno, no Sítio Serrinha, zona rural de Tarrafas, 458 km de Fortaleza.
Segundo a Polícia Civil de Tarrafas, uma equipe do Grupo Tático Operacional de Tarrafas e de Assaré foi ao local após denúncias anônimas sobre o uso ilícito dos aparelhos da Prefeitura. Na abordagem, Francisco Avelino foi encontrado vistoriando e escavação de um açude com os dois tratores do Pac 2.
Ele foi autuado em flagrante por uso indevido de máquinas pública (peculato), crime afiançável.
- Polícia Federal Indicia Jair Bolsonaro e 36 Pessoas por tentativa de golpe de estado - 21 de novembro de 2024
- Deputado Apóstolo Luiz Henrique condena divisão entre fiéis e discurso de ódio na política - 21 de novembro de 2024
- Feirão SPC Brasil: renegociação de dívidas com descontos de até 99% - 21 de novembro de 2024