O portal Jangadeiro Online teve com exclusividade acesso a informação de que o Hospital Maternidade Escola, em Fortaleza, trata duas mulheres com sintomas da gripe H1N1 (conhecida também como gripe A ou gripe suína). Um dos casos já foi confirmado e o outro deve sair o resultado na segunda-feira (12).
Leia mais
Secretaria de Saúde afirma que Gripe A está estagnada no Ceará
Universidade suspende aulas por risco de contaminação pela Gripe A
O caso confirmado é de uma mulher que mora em Beberibe, distante 79 quilômetros de Fortaleza. Ela teria contraído a doença após receber algumas visitas durante o carnaval. Devido a gripe H1N1, a mulher que estava grávida, foi submetida a uma cesárea e a criança passa bem.
Segundo o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde do Governo do Estado, Manoel Fonseca, a Secretaria de Saúde de Beberibe já foi notificada e recebeu o medicamento Tamiflu para o tratamento de possíveis novas vítimas.
O caso em investigação, é de uma moradora do bairro Jangurussu, em Fortaleza, que também estava grávida. Ela apresentou insuficiência respiratória e foi internada no Hospital Gonzaguinha do José Walter, mas ao desenvolver outros sintomas da gripe, foi transferida para a Maternidade Escola. Após passar por uma bateria de exames, os médicos constataram que o feto morreu.
No final do ano passado, o Estado do Ceará enfrentou um surto da doença, principalmente na cidade de Pedra Branca, no Sertão Central, onde foram notificados diversos casos.
Do Portal Jangadeiro Online
- Ceará garante vaga na Série A de 2025 com empate e ajuda dos resultados da rodada - 24 de novembro de 2024
- Prefeito eleito de Choró se entrega à polícia após operação do MP-CE - 24 de novembro de 2024
- Subprocurador pede suspensão de salários de Bolsonaro e militares indiciados por golpe de estado - 23 de novembro de 2024