Principais notícias de Caucaia, Grande Jurema, Fortaleza, Maracanaú, Sobral, Ceará, Brasil e do Mundo. Últimas notícias dos municípios cearenses. O primeiro portal de notícias de Caucaia que tem como compromisso divulgar informações úteis.
Mais de 100 prefeituras do Ceará devem paralisar no próximo dia 30
Publicada em
• Zeudir Queiroz
Foto: Reprodução da Web
A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) divulgou neste sábado (19) a relação de prefeitos cearenses que já confirmaram adesão à greve geral que deve ocorrer no próximo dia 30 de agosto. Até o momento, 110 prefeituras já se uniram ao movimento (confira a lista logo a baixo).
O movimento foi proposto diante das diversas quedas nos valores repassados ao municípios brasileiros pelo Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo com a associação, a iniciativa conta com o apoio de diversas outras entidades municipalistas do Nordeste e reflete uma dificuldade vivenciado por todas as cidades brasileiras.
De acordo com a Aprece, o primeiro decêndio do mês de agosto foi 20,32% menor que os R$ 8,8 bilhões repassados no mesmo período de 2022. Os representantes municipais ainda explicam também que dois fatores foram cruciais para a queda, sendo eles uma menor arrecadação do Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e o aumento das restituições do Imposto de Renda.
Como reivindicação, os prefeitos brasileiros acreditam que a solução para os problemas é a recomposição de perdas do ICMS com um potencial benefício de R$ 6,8 bilhões em três anos. Além do acolhimento do Projeto de Lei 334/2023, que propõe reduzir a alíquota do Regime Geral de Previdência Social para 8%.
Ainda não aderiram 79 prefeituras. E entre as mais importantes que não vão parar estão: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Sobral, Juazeiro, Crateús, Barbalha, Horizonte, Pacajus, e Eusébio.
RELAÇÃO DOS MUNICÍPIOS QUE IRÃO PARALISAR DIA 30
Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior em Diretor
Comunicador há mais de 30 anos, comanda o Jornal dos Municípios, que veio de um programa da Rádio Clube de Fortaleza (antiga Ceará Rádio Clube) para as páginas de internet.Atualmente exerce o cargo de diretor da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (ACEJI), sendo também ex-presidente da instituição.